QUANTIFICAÇÃO E GEORREFERENCIAMENTO SEMIAUTOMÁTICO DE ÁRVORES URBANAS

Autores

  • Ricardo Luís Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis
  • Alan Kazuo Hiraga
  • Francisco Assis da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v13i4.65046

Palavras-chave:

Mapeamento móvel, Sistema de Informação Geográfica, Geolocalização de árvores

Resumo

O inventário de árvores urbanas é importante para o conhecimento das espécies existentes e a geolocalização contribui para uma gestão eficiente. Diversas técnicas para a realização de tal inventário são apresentadas na literatura e a produtividade e desempenho são os mais diversos possíveis. Muitos trabalhos na literatura nacional realizam uma amostragem para fazer inferência sobre a população das espécies em um município, para se reduzir o tempo de levantamento e consequentemente os custos. Nesse trabalho, é apresentada uma metodologia inovadora para a produção de dados para a realização do inventário, que consiste em uma unidade de mapeamento móvel, um conjunto de câmaras e sensores GNSS para o georreferenciamento semiautomático dos indivíduos presentes nas ruas e avenidas da mancha urbana da cidade de Monte Carmelo – MG. Todos os indivíduos presentes nas vias foram georreferenciados, totalizando 7337 árvores e em um tempo de produção (aproximadamente 100 horas) consideravelmente baixo, quando comparado com outras técnicas de levantamento. Em trabalhos futuros, pretende-se cadastrar as espécies, altura, condições de saúde e disponibilizar os dados em um sigweb.

Biografia do Autor

Ricardo Luís Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Atuo na Fotogrametria, trabalhando com Sistemas de Mapeamento Móvel.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Como Citar

Luís Barbosa, R., Bezerra de Araújo Gallis, R., Kazuo Hiraga, A., & Assis da Silva, F. (2019). QUANTIFICAÇÃO E GEORREFERENCIAMENTO SEMIAUTOMÁTICO DE ÁRVORES URBANAS. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 13(4), 41–53. https://doi.org/10.5380/revsbau.v13i4.65046

Edição

Seção

Planejamento e Gestão Florestal Urbana