ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA)
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v13i2.63656Palavras-chave:
Levantamento florístico, Planejamento, Elementos urbanos.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar os principais conflitos e espécies inadequadas presentes na arborização urbana da cidade de Imperatriz, a fim de contribuir como ferramenta de gestão para tomada de decisão no planejamento da introdução de espécies vegetais na malha urbana. Com isso, foi realizado um inventário censitário quantitativo da Zona Central e Zona Residencial Central do município de Imperatriz-MA, no qual se coletou informações dos indivíduos arbóreo-arbustivos e da situação do local em que foram implantados. Como resultado, verificou-se que a maioria dos indivíduos se concentra em poucas espécies e foram implantados sem nenhum conhecimento técnico, além de não estarem adequados com a infraestrutura. Constatou-se ainda, que 877 árvores estão em conflitos com a infraestrutura, sendo os mais frequentes os conflitos com imóveis, postes e garagem, geralmente associados às espécies Licania tomentosa Benth. (Fritsch) e Azadirachta indica A. Juss. Recomenda-se o não uso das espécies Licania tomentosa Benth., Azadirachta indica A. Juss., Mangifera indica L., Ficus benjamina L. e Terminalia catappa L. devido a concentração dos indivíduos dessas espécies está acima do satisfatório e por gerar conflitos com a infraestrutura urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.