REFLEXÕES SOBRE REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS DE ÁRVORES DE RUA EM AMBIENTE DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

Autores

  • Pedro Paulo Gomes de Oliveira Universidade do Centro Oeste
  • Paulo Costa de Oliveira Filho Universidade do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v13i2.63600

Palavras-chave:

SIG, arborização urbana, unidade de manejo linear.

Resumo

Estudos sobre arborização viária no Brasil ainda são recentes, por tratar-se de uma prática relativamente nova, tendo em vista a complexidade que envolve o planejamento da arborização urbana, se faz necessário a utilização de ferramentas que possam subsidiar essa atividade. Desta forma o Sistema de Informações Geográficas se tornou uma ferramenta base para o planejamento da arborização urbana, por meio dele é possível obter suporte espacial e fazer consultas referentes ao manejo e monitoramento das árvores de rua. Atualmente utiliza-se a representação da unidade espacial “árvore” em ambiente SIG, como uma representação espacial pontual ou até mesmo poligonal em função da escala de trabalho. Esse modelo atende à representação dos objetos para associação a bancos de dados, porém, apresentam dificuldades do ponto de vista de implementação em função da quantidade de objetos a serem associados ao manejo das árvores, o qual é voltado normalmente para grupos de árvores, sujeitas às mesmas condições de manejo. Assim sendo, a individualização das árvores de rua pode não ser a melhor forma de organizar um modelo espacial em SIG. Este estudo propõe apresentar reflexões sobre um sistema de representação linear de árvores de rua como alternativa para espacializar unidades de manejo em ambiente SIG.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Gomes de Oliveira, Universidade do Centro Oeste

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Universidade Estadual do Centro Oeste, do Campus Universitário de Irati - PR. Área de Atuação em Geotecnologia Florestal. Tem experiência na área Florestal, com ênfase em Geoprocessamento, Manejo e Tratamentos Silviculturais de Floresta Plantada, atuando principalmente nos seguintes temas: SIG aplicado aos Estudos Ambientais e Florestais, Manejo de Povoamento Florestal e Integração Lavoura Pecuária e Floresta, trabalhando com a espécie Tectona grandis (teca).

Paulo Costa de Oliveira Filho, Universidade do Centro Oeste

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Ciências Florestais aplicado ao sensoriamento remoto aerotransportado pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutorado em Ciências Florestais aplicado a Sistema de Informações Geográficas pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Ambiental e Professor Permanente do Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPG/UNICENTRO e também atua no Mestrado e Doutorado em Ciências Florestais da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO-PR. Tem experiência na área de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas aplicados ao Meio Ambiente Rural e Urbano, Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental / Florestal. Bolsista de produtividade da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Tecnologia de Informação Espacial, Gestão Ambiental e Sustentabilidade"

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

de Oliveira, P. P. G., & de Oliveira Filho, P. C. (2018). REFLEXÕES SOBRE REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS DE ÁRVORES DE RUA EM AMBIENTE DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 13(2), 27–36. https://doi.org/10.5380/revsbau.v13i2.63600

Edição

Seção

Planejamento e Gestão Florestal Urbana