A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT

Autores

  • Jonathan Willian Zangeski Novais
  • Francisca Menezes de Farias
  • Nathalia Martins da Silva Reis Universidade de Cuiabá, UNIC
  • Ana Carolina Amorim Marques
  • Angélica Yara Siqueira
  • Thiago D'Orazio Joaquim
  • Benedito Valdevino Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v12i3.63546

Palavras-chave:

Carta psicrométrica, aprendizagem, temperatura do ar, umidade relativa do ar.

Resumo

O desconforto térmico exerce influência negativa nos ambientes de aprendizagem, como escolas. Em contrapartida, ambientes arborizados são espaços mais agradáveis, proporcionando bem-estar aos usuários e favorecendo a aprendizagem. Essa pesquisa objetiva avaliar a influência da arborização no conforto térmico em uma Escola Estadual em Várzea Grande–MT. Para isso comparou-se duas salas de aula, uma sem arborização no entorno e outra com entorno arborizado. As coletas de dados meteorológicos foram realizadas nos dias 15 e 16 de abril/2016, entre as 7 e 17 horas, em intervalos a cada 20 minutos. Nas aferições realizadas no dia 15/04 foi encontrada uma diferença de temperatura de até 4,3ºC entre as duas salas e no dia 16/04, 2,1ºC. O teste de Mann-Whitney constatou que as diferenças nas temperaturas aferidas não foram estatisticamente significativas. O teste evidenciou um desconforto térmico de 100% na sala sem arborização e de 98% na sala com arborização na fachada. Estratégias de mitigação do desconforto térmico devem ser pensadas levando em consideração a possibilidade de aumentar a arborização no entorno das edificações.

Biografia do Autor

Nathalia Martins da Silva Reis, Universidade de Cuiabá, UNIC

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

Downloads

Publicado

2017-10-05

Como Citar

Novais, J. W. Z., Farias, F. M. de, Reis, N. M. da S., Marques, A. C. A., Siqueira, A. Y., Joaquim, T. D., & Ribeiro, B. V. (2017). A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 12(3), 1–14. https://doi.org/10.5380/revsbau.v12i3.63546

Edição

Seção

Ecologia Urbana