ARBORIZAÇÃO DA AVENIDA JERÔNIMO ROSADO NO MUNICÍPIO DE BARAÚNA - RN, BRASIL

Autores

  • Marina Beatriz Silva Bezerra Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Vinícius Gomes Castro Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Rejane Tavares Botrel Universidade Federal Rural do Semiárido

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v12i1.63516

Palavras-chave:

Arborização urbana, Tipos de poda, Avaliação quali-quantitativa.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação quali-quantitativa da arborização da principal avenida de Baraúna, município de pequeno porte localizado na mesorregião do oeste do Rio Grande do Norte, inserido no bioma caatinga. Para a coleta dos dados foram percorridos aproximadamente 1,7 km,entre os meses de agosto e novembro de 2016. Na via analisada, foram encontrados 408 indivíduos arbóreos, dentre os quais houve a predominância de espécies exóticas (87,5%), sendo Azadirachta indica A. Juss. (68,4%) e Ficus benjamina L. (13,2%) as espécies mais frequentes. Dentre as espécies nativas do bioma caatinga a mais abundante foi Handroanthus caraiba (Mart.) Matto (1,7%). Observou-se a ocorrência de problemas de caráter cultural relacionados ao manejo da arborização, como poda topiaria em 64,8% dos indivíduos, bem como a prática excessiva de caiação, em 96,9% dos indivíduos. Recomenda-se a realização de trabalhos de educação ambiental junto à população voltados para a conscientização da importância do uso de espécies nativas no ambiente urbano, assim como do estresse causado às árvores por práticas de poda topiária e caiação.

Biografia do Autor

Marina Beatriz Silva Bezerra, Universidade Federal Rural do Semiárido

Graduanda em Engenharia Floresta na Universidade Federal Rural do Semiárido. Mossoró/RN

Vinícius Gomes Castro, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (2000) e mestrado em Ciências Florestais - Kyoto University (2004). Doutor em Tecnologia da Madeira na Universidade Federal do Paraná, UFPR, com ênfase em desenvolvimento de novas tecnologias para produção de painéis a base de madeira. Também possui experiência profissional nas áreas de Tecnologia de Madeira, Educação Ambiental, Recuperação de áreas degradadas, Colheita Florestal e docência. Atualmente é professor do Departamento de Ciências Vegetais na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Mossoró, RN. 

Rejane Tavares Botrel, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1999), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2001) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Tem experiência na área de Ecologia com ênfase em Ecologia de comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica florestal, etnobotânica, florística e fitossociologia. Atualmente é professora associado I da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). 

Downloads

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Silva Bezerra, M. B., Castro, V. G., & Botrel, R. T. (2017). ARBORIZAÇÃO DA AVENIDA JERÔNIMO ROSADO NO MUNICÍPIO DE BARAÚNA - RN, BRASIL. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 12(1), 122–131. https://doi.org/10.5380/revsbau.v12i1.63516

Edição

Seção

Planejamento e Gestão Florestal Urbana