DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ

Autores

  • Adelson Rocha Dantas Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/ Departamento de Ecologia http://orcid.org/0000-0001-6213-5953
  • Ediellen Mayara Corrêa Gomes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Angélica Pantoja Pinheiro Universidade do Estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v11i4.63494

Palavras-chave:

Áreas verdes públicas, Planejamento urbano, Inventário florístico urbano, Parâmetros fitossociológicos, Espécies exóticas.

Resumo

O estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico quali-quantitativo da arborização da praça Floriano Peixoto, na cidade de Macapá-AP. Foram mensurados as CAP's e as alturas das árvores e das palmeiras, e determinados os parâmetros fitossociológicos, distribuição diamétrica e classes de altura da composição florística. As espécies ornamentais foram identificadas. Foram encontrados 240 indivíduos (palmeiras e árvores), distribuídos em 10 famílias, 18 gêneros e 19 espécies. As famílias que se destacaram com maior número de espécies foram Arecaceae e Fabaceae com quatro espécies cada. Euterpe oleracea Mart. dominou em número de indivíduos (86 indivíduos). As espécies que obtiveram maior índice de valor de cobertura foram: Clitoria fairchildiana R.A. Howard (46,35%), Mangifera indica L. (39,20%) e Euterpe oleracea (36,94%). O índice de diversidade (H') obtido foi 0,98. A estrutura diamétrica apresenta conformação de "J invertido". A maioria dos indivíduos, árvores e palmeiras, apresentam altura acima de 6 m. Foram encontradas nove famílias de espécies ornamentais, divididas em 11 gêneros e 12 espécies, sendo maioria exóticas. Os resultados sugerem medidas que visem o planejamento adequado da diversificação florística e valorização da flora local na arborização da Praça Floriano Peixoto. Essas medidas podem ser adotadas para outras praças de Macapá.

Biografia do Autor

Adelson Rocha Dantas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/ Departamento de Ecologia

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estadual do Amapá.  Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutorando em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Ediellen Mayara Corrêa Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amapá. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Angélica Pantoja Pinheiro, Universidade do Estado do Amapá

Estudante do curso de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amapá.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Dantas, A. R., Gomes, E. M. C., & Pinheiro, A. P. (2016). DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 11(4), 32–46. https://doi.org/10.5380/revsbau.v11i4.63494

Edição

Seção

Ecologia Urbana