INFLUÊNCIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS NO MICROCLIMA E CONFORTO TÉRMICO DE SEU ENTORNO IMEDIATO SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO CERRADO GOIANO
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v11i1.63412Palavras-chave:
Arborização Urbana, Sombreamento, Planejamento Urbano, Ambiência.Resumo
Avaliou-se a influência do sombreamento pelas espécies arbóreas Lophantera lactescens Ducke (lanterneiro ou chuva de ouro), Caesalpinia pluviosa var. peltophoroides (Benth.) G. P. Lewis (sibipiruna), Sapindus saponaria L. (saboneteira) e Stryphnodendron adstringens Mart (Coville) (barbatimão) sobre a Temperatura de Bulbo Seco (TBS), Carga Térmica Radiante (CTR), Umidade Relativa do Ar (UR) e do conforto térmico sob condições climáticas de Goiânia-GO. Quantificou-se a atenuação das variáveis pelo cálculo percentual da variação relativa dos dados à sombra, a5 m e a10 m em relação aos valores a15 m (pleno sol). Os resultados mostraram os efeitos positivos na atenuação da TBS, da CTR e nos incrementos da UR e do conforto térmico. Os melhores resultados para a atenuação da TBS foram obtidos pela sibipiruna e o barbatimão com médias de atenuações entre 5% e 10% A saboneteira e a sibipiruna obtiveram incrementos superiores a 30% na UR e a sibipiruna promoveu atenuações da CTR à sombra na ordem de 15%. A comparação dos resultados obtidos em campo com o critério de conforto adotado demonstrou a influência positiva das espécies arbóreas estudadas na melhoria do microclima do seu entorno imediato.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
