FLORÍSTICA, ECOLOGIA E POTENCIAL PAISAGISTICO DE PALMEIRAS DO PARQUE ZOOBOTÂNICO DO MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI, BELÉM – PA

Autores

  • Laura Suéllen Lisboa Ferreira Museu Paraense Emilio Goeldi. Parque Zoobotânico.
  • José Amir Lima de Sousa Museu Paraense Emilio Goeldi. Parque Zoobotânico.
  • Mário Augusto Gonçalves Jardim MCT & I-Museu Paraense Emilio Goeldi/Coordenação de Botânica

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v9i4.63313

Palavras-chave:

Arecaceae, Potencial paisagístico, Paisagismo urbano

Resumo

As palmeiras estão amplamente distribuídas em todos os ecossistemas amazônicos e são utilizadas integralmente por comunidades na alimentação, na produção comercial, artesanal e nos centros urbano como insumo paisagístico em ambiente interno e externo. Este estudo teve como objetivo identificar as palmeiras com potencial paisagístico e seus respectivos requerimentos ecológicos. O levantamento florístico foi realizado em 5,4 ha do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi em parcelas de 10 x 10 m registrando-se e identificando das espécies e posteriormente caracterizando quanto ao hábito de crescimento, o status ecológico e o potencial paisagístico. Foram registrados 32 gêneros e 50 espécies com Attalea sp. em maior número de espécies. O hábito arbóreo foi dominante para 42 espécies (84%), a status ecológico mostrou que 36 espécies são nativas da Amazônia (72%) e a alta luminosidade foi o padrão para 18 espécies (36%). As palmeiras do Jardim Botânico do Museu Paraense Emílio Goeldi compõem uma amostra significativa da diversidade de palmeiras da Amazônia como elementos para a conservação ex situ e valor paisagístico, ambiental, social e econômico para região.

 

Biografia do Autor

Laura Suéllen Lisboa Ferreira, Museu Paraense Emilio Goeldi. Parque Zoobotânico.

Bióloga. Mestre em Botânica Tropical. Bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Museu Paraense Emilio Goeldi.

José Amir Lima de Sousa, Museu Paraense Emilio Goeldi. Parque Zoobotânico.

Eng.Agrônomo. Mestre em Agronomia. Técnico do Museu Paraense Emilio Goeldi.

Mário Augusto Gonçalves Jardim, MCT & I-Museu Paraense Emilio Goeldi/Coordenação de Botânica

Pesquisador Titulatr III - Doutor em Ecologia vegetal atuando com Biologia reprodutiva, Ecologia, Manejo e Conservação de Ecossistemas Amazônicos. Orientador de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Ferreira, L. S. L., de Sousa, J. A. L., & Jardim, M. A. G. (2015). FLORÍSTICA, ECOLOGIA E POTENCIAL PAISAGISTICO DE PALMEIRAS DO PARQUE ZOOBOTÂNICO DO MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI, BELÉM – PA. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 9(4), 22–31. https://doi.org/10.5380/revsbau.v9i4.63313

Edição

Seção

Ecologia Urbana