EDUCOMUNICAÇÃO PARA ARBORIZAÇÃO URBANA NA BACIA TIETÊ- JACARÉ
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v9i2.63211Palavras-chave:
Elementos arbóreos, Percepção ambiental, Educação ambiental, Material didático, Planejamento compartilhadoResumo
O presente estudo objetivou a elaboração de uma cartilha educomunicativa de arborização urbana voltada para os municípios integrantes da Bacia Tietê-Jacaré/SP. Esta cartilha pode ser utilizada por educadores e gestores da área ambiental como instrumento na promoção da Educação Ambiental e o planejamento compartilhado referente aos indivíduos arbóreos das cidades em questão. Para a construção deste material didático, foram feitos levantamentos bibliográficos, aplicação de entrevistas com os representantes dos 34 municípios e discussão com profissionais da área socioambiental. Os dados coletados foram obtidos por meio de método quanti-qualitativos, sendo que a partir da análise dos resultados, pode ser feito o protótipo da cartilha para que o mesmo representasse o mais fiel possível à realidade da arborização da bacia, mostrando a percepção da população quanto aos elementos naturais e o papel das prefeituras em relação ao seu melhoramento. Os resultados indicam que há iniciativas por parte dos órgãos públicos em planejar e cuidar da arborização da cidade, mas a população ainda está muito distante do contato mais próximo com a natureza, necessitando resgatar o seu pertencimento para que os mesmos possam zelar pela arborização viária.
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