ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS DO MUNICÍPIO DE GODOY MOREIRA - PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v10i1.63210Palavras-chave:
Espécies invasoras, Espécies exóticas, Poincianella pluviosaResumo
Arborização urbana pode ser considerada como fator determinante de salubridade ambiental, sendo constituída por toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades. A importância do planejamento correto evita plantios irregulares, obstrução da viabilidade urbana e, principalmente, a introdução de espécies exóticas e invasoras. Em muitos casos esse planejamento arbóreo é ausente, ocasionando problemas ao longo dos anos nas espécies plantadas. O trabalho teve como finalidade avaliar a arborização de acompanhamento viário de Godoy Moreira-PR. As coletas de material botânico foram conduzidas de acordo com as técnicas usuais em levantamentos florísticos e a identificação ocorreu no Herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão (HCF). Adicionalmente, as espécies foram classificadas como nativas, exóticas e exóticas invasoras, sendo estas últimas estabelecidas com base na legislação Paranaense. Foram encontrados 649 indivíduos, distribuídos em 27 famílias botânicas e 47 espécies, sendo 24% nativas e 76% exóticas. As maiores frequências apresentadas foram em Poincianella pluviosa com 28,96%, Terminalia catappa 16,46% e Licania tomentosa 10,76%, representando 56% da arborização urbana do Município. Estas espécies são conflitantes com a urbe, pois causam danos ao calçamento e a rede elétrica, além de produzirem grande quantidade de biomassa, o que está em desacordo com a norma de acessibilidade urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
