ANÁLISE DA ARBORIZAÇÃO DE PRAÇAS DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO – SE

Autores

  • Janisson Batista de Jesus Professor da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança-BA.
  • Raimundo Renato Valença Junior Servidor efetivo do Estado de Sergipe-SSP.
  • Anabel Aparecida de Mello Professora adjunta I da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Ciências Florestais.
  • Robério Anastácio Ferreira Professor associado II da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Ciências Florestais.

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v10i2.63084

Palavras-chave:

Planejamento urbano, Áreas verdes, Espécies florestais

Resumo

A cidade é um espaço territorial complexo e dinâmico que compreende vários processos relacionados à urbanização, resultando na redução de suas áreas verdes. Neste contexto, as praças tornam-se uma das melhores opções na tentativa de proporcionar um equilíbrio entre a natureza e as cidades. A pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a composição florística e a estrutura fitossociológica da vegetação arbórea das principais praças do município de Nossa Senhora do Socorro-SE, visando contribuir com mais informações para um adequado planejamento e gestão destes ambientes. Para a realização da análise da vegetação foi realizado um censo em 21 praças do município. O reconhecimento das espécies arbóreas foi realizado por meio da coleta de material botânico, confecção de exsicatas e consultas à literatura especializada. Para a análise dos parâmetros fitossociológicos foram coletadas informações de diâmetro à altura do peito (DAP), medido a 1,30 m de altura do solo, e altura total de cada indivíduo, dados estes processados no software Mata Nativa 2. Foi cadastrado um total de 271 indivíduos pertencentes a 17 espécies, distribuídas em 12 famílias botânicas e em 17 gêneros. Do total de espécies encontradas, 70,5 % são exóticas e 29,5 % são nativas.

Biografia do Autor

Janisson Batista de Jesus, Professor da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança-BA.

Mestre em Agricultura e Biodiversidade-UFS, Especialista em Gestão Ambiental-Pio Décimo, Engenheiro Florestal-UFS.

Raimundo Renato Valença Junior, Servidor efetivo do Estado de Sergipe-SSP.

Engenheiro Florestal-UFS.

Anabel Aparecida de Mello, Professora adjunta I da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Ciências Florestais.

Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras, cursou mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo florestal, inventário florestal e dendrometria.

Robério Anastácio Ferreira, Professor associado II da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Ciências Florestais.

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Agronomia (Fitotecnia/Sementes) pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Restauração de Matas Ciliares, atuando principalmente nos seguintes temas: espécies florestais, restauração, matas ciliares, áreas degradadas, análise de vegetação, arborização urbana e conservação da biodiversidade. É líder do Grupo Restauração: www.restauracao.com.br.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

Batista de Jesus, J., Renato Valença Junior, R., Aparecida de Mello, A., & Anastácio Ferreira, R. (2015). ANÁLISE DA ARBORIZAÇÃO DE PRAÇAS DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO – SE. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 10(2), 61–77. https://doi.org/10.5380/revsbau.v10i2.63084

Edição

Seção

Planejamento e Gestão Florestal Urbana