DIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS NO BAIRRO SANTA QUITÉRIA, CURITIBA - PR

Autores

  • Angeline Martini Universidade Federal do Paraná
  • Rozimeiry Gomes Bezerra Gaspar Universidade Federal do Paraná
  • Daniela Biondi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v9i2.63079

Palavras-chave:

Arborização urbana, Inventário arbóreo, Padrão de mudas, Tibouchina pulchra, Handroanthus chrysotrichus

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico da implantação da arborização de ruas no bairro Santa Quitéria, Curitiba. Para isso foram analisados: a procedência e uso da espécie plantada, altura total e de bifurcação da muda, presença de tutor, injúrias por vandalismo, percentual de mortalidade por vandalismo ou morte natural, condição fitossanitária, presença de brotações laterais abaixo da primeira bifurcação da muda, adequação da espécie com a largura da calçada e da via, adequação do porte da árvore à presença de fiação elétrica, área permeável disponível na base da planta e distância da planta ao meio fio. Os resultados mostram que a frequência de Handroanthus chrysotrichus (36,52%) e Tibouchina pulchra (28,65%) extrapolou o recomendado. A prefeitura selecionou essas duas espécies para plantio em calçadas com fiação elétrica, o que pode ter provocado o seu uso excessivo. As mudas utilizadas, não seguem o padrão da prefeitura, 50% destas apresentam altura total inferior a 2 metros e 92% dos indivíduos apresentam altura de bifurcação inferior a 1,80 metros. A área permeável na base da planta e a distância do plantio da muda ao meio fio satisfazem as recomendações. Conclui-se, que o planejamento da arborização no bairro Santa Quitéria não foi satisfatório.

Biografia do Autor

Angeline Martini, Universidade Federal do Paraná

Possui Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é mestranda em Engenharia Florestal (CNPq), também pela Universidade Federal do Paraná. Foi Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq (2008/2011). Desenvolve pesquisas no laboratório de paisagismo da UFPR, nas áreas de Arborização Urbana e Plantas Ornamentais Nativas. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza.

Rozimeiry Gomes Bezerra Gaspar, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em ENGENHARIA FLORESTAL pela Universidade Federal de Lavras (1994) , especialização em Especialização Latu Sensu em Direito Agroambient pela ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO (2003) , especialização em CULTURA DE TECIDOS VEGETAIS:TECNOLOGIA E APLIC. pela Universidade Federal de Lavras (2001) e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1997) . Atualmente é PROFESSORA ASSISTENTE da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Daniela Biondi, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestrado e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência em ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: Arborização Urbana ou Floresta Urbana, Paisagismo, Ecologia da Paisagem (Urbana e Rural), Planejamento e Avaliação da Paisagem para Atividades Turísticas, Cultivo e Manejo de Plantas Ornamentais e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Martini, A., Gaspar, R. G. B., & Biondi, D. (2015). DIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS NO BAIRRO SANTA QUITÉRIA, CURITIBA - PR. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 9(2), 148–167. https://doi.org/10.5380/revsbau.v9i2.63079

Edição

Seção

Silvicultura Urbana