Sobre a Revista
Foco e Escopo
A RevSbau admite artigos originais (em português, espanhol e inglês) de contribuição científica relacionados à pesquisas aplicadas, métodos, procedimentos técnicos e inovações tecnológicas relacionados à Floresta Urbana, notadamente nas seguintes linhas de pesquisa:
- Silvicultura Urbana: produção de mudas destinadas à arborização viária e áreas verdes, avaliação de plantios e influências ambientais, manutenção da arborização, nutrição de árvores urbanas, análise e manejo de risco, técnicas e análise da poda, controle de pragas e doenças de árvores no contexto da arborização, solo urbano e suas modificações, dentre outros.
- Ecologia Urbana: diversidade de espécies, infraestrutura urbana, relações entre fauna e flora urbana, contribuição da floresta urbana no manejo dos recursos hídricos, clima e microclima urbano, estudos da ecologia da paisagem urbana, avaliação ecológica de fragmentos florestais urbanos, dentre outros.
- Percepção Ambiental Urbana: análise das preferências e atitudes da população em relação a diferentes aspectos da floresta urbana. ATENÇÃO: os manuscritos enviados para publicação cuja temática envolva entrevistas com a população deverão vir acompanhados da aprovação do Comitê de Ética da instituição responsável pela pesquisa, quando os participantes forem identificados. Caso se trate de pesquisa de opinião pública com participantes não identificados, isto é dispensado.
- Paisagismo e Paisagem Urbana: formas de composição da arborização e dos canteiros das calçadas, contribuição estética das árvores e dos remanescentes florestais, alterações do padrão estético das árvores, paisagismo aplicado em parques e praças, dentre outros.
- Planejamento e Gestão Florestal Urbana: inventário florestal urbano, planos diretores da arborização urbana e do sistema de áreas verdes urbanas, gerenciamento ou monitoramento das atividades de plantio e de poda, gerenciamento dos resíduos da arborização, gerenciamento das interações entre forração dos canteiros e as árvores, dentre outros.
Processo de Avaliação pelos Pares
Para publicação na RevSbau serão aceitos trabalhos no formato de Artigos Científicos, sendo estes resultados de pesquisa científica inédita.
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:
- Na primeira instância o manuscrito será analisado se está cumprindo com as normas da revista e se o assunto abordado se encaixa em algum dos itens do Escopo da revista. Não atendendo estas condições, o manuscrito será devolvido para autor com decisão de Rejeitado;
- Atendendo a primeira exigência, o trabalho passará pela detecção de plágio, não havendo problemas, será enviado a dois revisores Ad hoc (pares cegos), os quais avaliarão o manuscrito, determinando se será: (a) ACEITO mediante correções ou (b) REJEITADO mediante justificativas;
- Se houver divergência entre decisões dos revisores, o artigo será enviado a um terceiro revisor para definir a decisão dos revisores sobre o artigo;
- A decisão final sobre a Rejeição ou Aceite é dada pelo editor chefe da revista tomando por base as sugestões dos revisores.
Observações:
- Só serão aceitos trabalhos inscritos na plataforma da revista;
- Não será permitido o envio de "manuscritos corrigidos" pelo e-mail da revista, sendo aceitos somente manuscritos enviados através da plataforma da revista;
- Em caso de solicitação de informações sobre o andamento do manuscrito, o autor deverá mencionar sempre o "número do protocolo" inscrito na plataforma da revista;
- Será automaticamente rejeitado o trabalho que for inscrito mais de uma vez na plataforma.
Periodicidade
A Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana tem periodicidade trimestral.
Política de Acesso Livre
As obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Qualis (2017-2020)
B4 = Todas as áreas;
Indexadores
Prevenção de plágio
- A revista segue diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) de prevenção ao plágio.
- Será considerado plágio o trabalho que apresentar mais do que 10% de semelhança com qualquer outra publicação disponível na internet.
- Utilizamos como software para detecção de plágio o CopySpider.
Histórico do periódico
A revista foi criada em 2006 pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e hospedada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) – USP, fruto de um compromisso assumido no VIII Congresso da SBAU em 2004 pelos professores Demóstenes Ferreira da Silva Filho, Ana Maria Liner Pereira Lima e o Departamento de Ciências Florestais da ESALQ. A professora Ana Maria Liner Pereira Lima foi a primeira Editora-chefe da revista e ficando no cargo nos anos de 2006 (n.1) e 2007 (n.1 e n.2). Nesse mesmo ano, em 2007, o professor Antonio Natal Gonçalves passou a ser o novo Editor-chefe da revista, e permanecendo até 2008. A partir de 2009, o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho passou a ser o Editor-chefe da revista até 2013. Em 2014 a professora Daniela Biondi Batista (UFPR) assumiu como editora chefe, tendo como editores adjuntos os professores Rogério Bobrowski (Unicentro – Irati) e Angeline Martini (UFV). Durante esse período o técnico da USP, Jefferson Lordello Polizel, assessorava a revista colocando no ar as publicações de cada número, através da Web page da USP. Devido alguns problemas operacionais no sistema da USP, em 2018 a revista passou para a ser vinculada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná, instituição de origem da atual Editora-chefe professora Daniela Biondi Batista, Atualmente, em 2019, a revista continua com a mesma Editora-chefe e como Editores Adjuntos Angeline Martini (UFV) e Everaldo Marques de Lima Neto (UFRPE).