MODELO COMPUTACIONAL ESTOCÁSTICO PARA SIMULAÇÕES DE SÉRIES CLIMÁTICAS DIÁRIAS DE UMIDADE RELATIVA DO AR, BASEADO NA PARAMETRIZAÇÃO DINÂMICA DAS DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE DECORRENTE DA RETROALIMENTAÇÃO DE DADOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v5i0.50482Palavras-chave:
Umidade Relativa do Ar, Simulação de Dados ClimáticosResumo
A umidade relativa do ar como um fator climático é indispensável em diversos processos físicos e biológicos, relacionados com as atividades humanas, Sua ocorrência em maior ou menor grau pode, por exemplo, interferir na saúde dos seres humanos, proporcionar efeitos desejáveis ou não no crescimento de plantas, auxiliar na previsão de incêndios florestais, ser decisiva na incidência de pragas e doenças, tanto em animais como em plantas, bem como no conforto térmico das instalações de animais confinados. Sendo assim, este trabalho teve como principal objetivo o desenvolvimento de um modelo computacional estocástico para simulação de séries climáticas diárias de umidade relativa do ar, baseado na parametrização dinâmica das distribuições de probabilidade, decorrente da retroalimentação de dados. Foram utilizadas séries climáticas de umidade relativa do ar, onde se empregou o modelo da distribuição Beta para dias considerados secos e o moddelo da distribuição Normal para dias considerados chuvosos. Utilizou-se a linguagem de programação C++ Builder no desenvolvimento do modelo que é uma linguagem de alto nível orientada a objetos e adequada para o gerenciamento de banco de dados. As séries geradas se mostraram muito próximas, realisticamente, das séries observadas, apresentando uma leve tendência de superestimação das mesmas. Espera-se que quando utilizado conjuntamente em outros modelos, o mesmo se apresente como uma alternativa viável para simular a umidade do ar no cenário ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença