ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL NA BACIA DO PARANAPANEMA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v5i0.50480Palavras-chave:
Precipitação Pluvial, Bacia do Paranapanema, VariabilidadeResumo
O objetivo deste trabalho foi estudar a variabilidade pluviométrica na bacia hidrográfica do rio Paranapanema, analisando anomalias das chuvas ao longo de um período climatológico, assim como a relação dessa variável meteorológica com os períodos de ocorrência dos fênomenos El Niño e La Niña e sua variabilidade espacial. Os dados de precipitação de 1975 a 2004 foram retirados do site da Agência Nacional de Águas (ANA). Foram escolhidas 96 estações ao longo da bacia hidrográfica dos Estados de São Paulo e Paraná e realizadas análises estatísticas (média, desvio-padrão, coeficientes de variação e amplitude) visando comparar os padrões climatológicos durante períodos chuvosos e secos, respectivamente, no intervalo de estudo deste trabalho. Calcularam-se as anomalias anuais, as quais foram relacionadas aos períodos de El Niño e La Niña mais intensos. A partir da análise de componentes principais e análise de cluster foram definidas áreas homogêneas dentro da bacia. Por se tratar de um método subjetivo de classificação, optou-se por estabelecer cinco regiões com características diferenciadas dentro da área de estudo. Assim, de acordo com as estatísticas realizadas, a precipitação pluvial apresenta significativa variabilidade na área de estudo, com invernos secos e verões chuvosos. A bacia apresenta, em períodos de ocorrências dos fenômenos El Niño e La Niña, variabilidade pluviométrica espacial e temporal bem marcadas para alguns eventos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença