O CLIMA EM CIDADE PEQUENA: O SISTEMA TERMODINÂMICO EM JATAÍ (GO)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v15i0.36901Palavras-chave:
Clima, conforto térmico, termodinâmico, Jataí-GO.Resumo
O crescimento e a falta de infraestrutura das cidades vêm ocasionando inúmeros impactos negativos para a qualidade do meio urbano, visto que estas áreas são capazes de provocar impactos sobre o clima local, contribuindo de forma negativa ou positiva para a qualidade de vida da população. As transformações que ocorrem no meio natural acabam provocando mudanças, que, por consequência, influenciam os elementos climáticos, ocasionando as ilhas de calor, ou seja, locais que apresentam as maiores temperaturas em áreas urbanizadas em relação às áreas rurais. O objetivo do trabalho foi a análise e comparação das características da temperatura do ar e do conforto térmico na cidade de Jataí, buscando investigar prováveis diferenças nos elementos do clima em condições adversas de uso e ocupação do solo, por meio da abordagem sistêmica do clima urbano (S.C.U), proposta por Monteiro (1976), utilizando o canal termodinâmico. Diante dos resultados, verificou-se que a temperatura efetiva (sensação térmica) das 9 horas ficou entre a zona de conforto térmico, com exceção na estação do inverno, com desconforto ao frio. Já no horário das 15 horas, todos os meses apresentaram desconforto térmico ao calor, exceto os dias 30 de maio e 08 de junho, com desconforto ao frio. No horário das 21 horas, as temperaturas prevaleceram na zona de conforto nas localidades, tanto na mais urbanizada quanto na menos urbanizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença