DECÁLOGO DA CLIMATOLOGIA DO SUDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v1i1.25232Palavras-chave:
Clima, Climatologia regional, Classificação climática, Região sudeste, Fatores do clima.Resumo
Este artigo rediscute a climatologia regional do Sudeste brasileiro utilizando como estratégia, os dez mandamentos (ou dez características) fundamentais dos fatores e dinâmicas que explicam a sua gênese. Apóia-se no clássico trabalho de Edmon Nimer (1979) e em vasta bibliografia para colocar em discussão os princípios gerais e as particularidades dos climas regionais. Objetiva demonstrar como a localização, a rugosidae do relevo, a vasta zona costeira e os planaltos e vales interiores, inseridos num quadro de dinâmica atmosférica complexa, produz peculiaridades únicas, fazendo com que a região Sudeste do Brasil apresente uma das mais variadas gamas de tipos e subtipos climáticos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença