EXTREMOS ATMOSFÉRICOS E DESASTRES HIDROMETEOROLÓGICOS EM DUQUE DE CAXIAS (RJ) (ATMOSPHERIC EXTREMES AND HIDROMETEOROLOGICAL DISASTERS IN DUQUE DE CAXIAS (RJ))

Autores

  • Antônio Carlos da Silva Oscar Júnior Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (PMDC) e Universidade Veiga de Almeida (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v17i0.40658

Palavras-chave:

Impactos Ambientais, Tendência, Eventos extremos

Resumo

O convívio com os desastres naturais fazem parte da história humana, bem como, em maior ou menor grau, todas as pessoas estão expostas a eles. Este artigo avalia o comportamento de chuvas intensas no município de Duque de Caxias (RJ) e os impactos delas decorrentes. Para cumprir este objetivo aplicou-se a metodologia dos Box-plot para os dados de chuvas máximas em 24 horas das estações São Bento (1948 a 80), Tinguá (1931- 87) e Xerém (1920 – 70) e ainda índices estatísticos de mudanças climáticas nos dados de precipitação diária para a estação São Bento (1948-1980) através do RClimDex. Após a avaliação confrontaram-se os dados com as informações coletados em jornais desde 1940 (sobretudo a Folha da Cidade, jornal local) e na Defesa Civil. Os resultados obtidos apontaram para uma tendência de redução dos eventos extremos no município, e ainda, para uma sensibilidade elevada deste território aos impactos pluviométricos, mesmo aqueles de baixa magnitude.

Biografia do Autor

Antônio Carlos da Silva Oscar Júnior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (PMDC) e Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2011) e Mestre em Geografia (com ênfase em Climatologia) pela mesma instituição (2014), Doutorando em Geografia (com ênfase em Climatologia) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). Desenvolve atividades na grande área de Geografia Física, com ênfase em: Climatologia, Geotecnologias, Gestão Territorial e Políticas Públicas. Atualmente é Diretor de Planejamento Urbano na Subsecretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (RJ) e Professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Também foi Professor Substituto de Climatologia do Departamento de Geografia Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DGF/IGEOG/UERJ) e consultor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para elaboração de subsídios para a III Comunicação Nacional para a Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas.

Downloads

Como Citar

Oscar Júnior, A. C. da S. (2015). EXTREMOS ATMOSFÉRICOS E DESASTRES HIDROMETEOROLÓGICOS EM DUQUE DE CAXIAS (RJ) (ATMOSPHERIC EXTREMES AND HIDROMETEOROLOGICAL DISASTERS IN DUQUE DE CAXIAS (RJ)). Revista Brasileira De Climatologia, 17. https://doi.org/10.5380/abclima.v17i0.40658

Edição

Seção

Artigos