PROPOSTA DE NOVA CLASSIFICAÇÃO PLUVIOMÉTRICA POR MEIO DA AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE SEVERIDADE DA SECA NA REGIÃO DE ITAPORANGA-PB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.75405

Palabras clave:

Períodos, Escassez hídrica, Intensidade de chuva e Índice de Avaliação Pluviométrica

Resumen

As secas produzem cenários desastrosos em várias áreas da sociedade, seja na esfera ambiental, agrícola e/ou econômica. Portanto, ela pode ser entendida como a falta ou redução da precipitação no decorrer do tempo fora da normalidade. Existem diferentes índices para determinação de secas com metodologias distintas que podem se associar a uma determinada região de forma mais especifica. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é aplicar uma nova abordagem na classificação de secas na região de Itaporanga-PB através de uma correlação entre os seguintes índices de seca existentes: Índice de Porcentagem Normal (IPN), Método Decis (MD) e o Índice de Anomalia de Chuva (IAC). Para esse fim, uma série histórica de dados de precipitação foi utilizada, no qual foi possível avaliar dados quantitativos em escala mensal e anual, cujo resultado determina a intensidade de secas no decorrer do tempo. Os dados pluviométricos utilizados na pesquisa correspondem as séries mensais de precipitação no período de 1994 a 2019 fornecidos pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA). Os resultados obtidos demonstram uma resposta positiva na delimitação dos períodos chuvosos e secos da região, de modo a projetar cenários futuros para o gerenciamento dos recursos hídricos na área estudada.

Biografía del autor/a

Maxsuel Bezerra do Nascimento, Mestrando em Ciências e Tecnologia Ambiental /Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba (2019); Especialização em Andamento em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido Pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte; Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba; Integrante atuante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Ambientais (GPTecA); Fui estagiário do LAGeo ( Laboratório de Analises Geoambientais ) na UFPB Campus IV de 2016 a 2019 , onde trabalhei nas linhas de pesquisa de Variabilidade climática e Pegada Hídrica; Fui Professor do Ensino fundamental ll ministrando as disciplinas de Geografia e Empreendedorismo e Ética no ano de 2019. Vasta experiência na área da climatologia, trabalhando aspectos como Variabilidade climatológica de Municípios, Microrregião, Messoregião, Bacia e Sub-Bacias hidrográficas. Experiencia na área da Educação Ambiental, e em desenvolvimento de banco de dados (planilhas eletrônicas), além de facilidade em Softwares de Interpolação de dados como Golden Software Surfe.

Andreia Freitas Silva, Mestranda em Ciências e Tecnologia Ambiental / Universidade Estadual da Paraíba

Engenheira Sanitarista e Ambiental (Universidade Estadual da Paraíba), Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental (Universidade Estadual da Paraíba), Participante do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Ambiental (GPTeca) (Universidade Estadual da Paraíba), Participante do Grupo de Geotecnia Ambiental (GGA) - (Universidade Federal de Campina Grande) e Pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho (Faculdade Integrada de Patos). Experiencia nas áreas de Resíduos Sólidos Urbanos e Saneamento.

Jéssica Araújo Leite Martildes, Mestranda em Ciências e Tecnologia Ambiental / Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Mestranda pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Integrante atuante do Grupo de Pesquisa em Geotecnia Ambiental (GGA) responsável pelo monitoramento do Aterro Sanitário de Campina Grande; Integrante atuante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Ambientais (GPTecA);Pós graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho (FIP). Vasta experiência na área de Resíduos Sólidos, diagnósticos de impactos ambientais em empreendimentos, reuso de águas, zoneamento ambiental, licenciamento ambiental, projetos envolvendo a ferramenta de computação AutoCAD como postos de combustíveis e residenciais, além do dimensionamento dos tipos de esgotamentos sanitários.

William de Paiva, Professor Doutor na Universidade Estadual da Paraíba

Possui curso Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Redentorista (1987), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1993), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Especialização em Projetos, Execução e Controle de Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação( 2016), e é professor da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: fundações, solos expansivos, instrumentação de campo, Geoestatística e Estatítica aplicada a Engenharia Civil, Resíduos Sólidos Urbanos(RSU) e Resíduos da Construção Civil (RCC). Ministrante de minicursos e palestras sobre Empreendedorismo

Laércio Leal dos Santos, Professor Doutor na Universidade Estadual da Paraíba

Professor do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Possui Doutorado em Engenharia Civil na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2012), Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG,2008) e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG,2004). Atualmente é professor efetivo Doutor C do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental UEPB. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, Hidrologia e Águas Subterrâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, escoamento superficial, modelos, modelagem, hidraulica de poços, tratamento de água e bacias-hidrograficas.

Publicado

2021-04-06

Cómo citar

Nascimento, M. B. do, Silva, A. F., Martildes, J. A. L., Paiva, W. de, & Santos, L. L. dos. (2021). PROPOSTA DE NOVA CLASSIFICAÇÃO PLUVIOMÉTRICA POR MEIO DA AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE SEVERIDADE DA SECA NA REGIÃO DE ITAPORANGA-PB. Revista Brasileira De Climatologia, 28. https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.75405

Número

Sección

Artigos