EFEITO DA URBANIZAÇÃO SOBRE A DISPERSÃO DE POLUENTES E FORMAÇÃO DE ILHA DE CALOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.69398

Palabras clave:

Concentração de O3 e CO, Ilha de Calor, Dispersão de Poluentes

Resumen

Grandes centros urbanos sofrem com a poluição do ar, devido a emissão veicular e industrial. E o uso de modelos de qualidade do ar é uma poderosa ferramenta no combate a poluição do ar e em particular em grandes centros urbanos, mas muitos destes modelos apresentam limitações na descrição das áreas urbanas. O presente trabalho tem como objetivo incluir o impacto da parametrização urbana na formação do ozônio e dispersão de poluentes, estimando o efeito para a inclusão de uma cidade hipotética de 40km de comprimento, tendo construções com altura média de 30m e outra cidade hipotética de 20km de comprimento e 50m de altura média das construções. Para a concentração de CO, dentro da cidade a altura das construções é o fator mais importante, já fora da cidade o fator mais importante seria a extensão da cidade.

Biografía del autor/a

Rosiberto Salustiano Silva Junior, Instituto de Ciências Atmosféricas Universidade Federal de Alagoas

Professor Nível Associado da Universidade Federal de Alagoas, com os títulos de Bacharel e Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001 e 2003) e Doutor em Meteorologia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em climatologia, modelos atmosféricos, poluição atmosférica, sinótica e energias renováveis.

Publicado

2020-07-10

Cómo citar

Silva Junior, R. S., Martilli, A., & Silva, E. H. de L. (2020). EFEITO DA URBANIZAÇÃO SOBRE A DISPERSÃO DE POLUENTES E FORMAÇÃO DE ILHA DE CALOR. Revista Brasileira De Climatologia, 27. https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.69398

Número

Sección

Artigos