ANÁLISE DOS EFEITOS DE UM EVENTO EXTREMO DE CHUVA SOBRE O ESCOAMENTO SUPERFICIAL EM UMA PEQUENA BACIA HIDROGRÁFICA RURAL AMAZÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.65246Palabras clave:
Eventos Extremos. Escoamento Superficial. Vazões de Projetos.Resumen
O presente estudo tem objetivo analisar os efeitos sobre o escoamento superficial de um evento extremo de chuva em uma pequena bacia hidrográfica rural da Amazônia e comparar com os hidrograma de vazões de projeto. Neste estudo foi o coeficiente de escoamento superficial (C) foi obtido a partir do registro de um evento extremo (chuva) ocorrido entre os dias 11 e 12 de abril de 2018, em que os pluviógrafos indicaram que choveu 130 mm em 2 horas, ou seja, uma intensidade de 65 mm/h resultando no rompimento de barragens e o transbordamento do igarapé Paragominas. Para tanto foi aplicada a relação intensidade-duração-frequência, juntamente com a análise do hietograma de projeto a partir do método dos blocos alternados. Os períodos analisados foram os anos de 1988 e 2018, de forma a permitir a identificação das alterações ocorridas na bacia durante esses 10 anos entre as observações. Como resultado obteve-se um tempo de retorno para esse evento extremo de 320 anos e um aumento de 23% nos valores C entre os dois períodos analisados. Da mesma forma os hidrograma de projeto mostraram variação considerável no comportamento do escoamento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença