ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS DA TEMPERATURA DO AR E UMIDADE RELATIVA EM CUIABÁ ATRAVÉS DO MÉTODO DE ANÁLISE DE ESPECTRO SINGULAR (ANALYSIS OF TIME SERIES OF AIR TEMPERATURE AND RELATIVE HUMIDITY IN CUIABÁ THROUGH THE METHOD OF ANALYSIS OF SINGULAR SPECTRUM)

Autores/as

  • Hozana Silva Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sérgio Roberto de Paulo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Iramaia Jorge Cabral de Paulo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Anna Carolinna Albino Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Raphael de Souza Rosa Gomes Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.44334

Palabras clave:

Séries temporais, Temperatura, Umidade, Variáveis meteorológicas

Resumen

Nos últimos anos o método de Análise de Espectro Singular (SSA- Singular Spectrum Analysis) tem sido utilizado como uma técnica na análise de séries temporais de dados meteorológicos e climáticos, possibilitando extrair informações úteis a partir de séries temporais estudadas. Nessa pesquisa, essa técnica foi utilizada no estudo das variáveis de temperatura do ar e umidade relativa em Cuiabá dos anos de 2000 a 2013, utilizando dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).  O foco principal do estudo foi extrair informações sobre as tendências e efeitos sazonais das séries temporais. A ação conjunta desses dois fatores é particularmente evidente no caso da temperatura, que apresenta, comumente, dois máximos anuais.  

Biografía del autor/a

Hozana Silva Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011).Mestre em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Área de Concentração: Análise e Modelagem de Processos Ambientais Complexos. Doutoranda em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014).

 

Sérgio Roberto de Paulo, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Mato Grosso. Credenciado no Programa de Pós-graduação em Física Ambiental em níveis de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Educação Em Ciências e na Teoria da Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: método dos traços de fissão, termocronologia, radônio e filhos, formação de professores e física ambiental.

Iramaia Jorge Cabral de Paulo, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Ciências com Habilitação em Física (1985), Licenciada em Física (1994) e Mestre em Educação com ênfase em Ensino de Física (1997) pela Universidade Federal de Mato Grosso/Brasil, Doutora em ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Física Contemporânea (2006) pela Universidad de Burgos/España. Pós-doutorado em modelagem de Sistemas Complexos pela Université Libre de Bruxelles. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Suas áreas de interesse são o ensino de ciências e a pesquisa em ensino de ciências, particularmente Física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a da aprendizagem significativa e aprendizagem significativa crítica. Editora do periódico Experiências em Ensino de Ciências. Credenciada no Programa de Pós-Graduação ao nível de Mestrado e Doutorado em Física Ambiental. Coordena o Grupo de Pesquisa em Sistemas Ambientais Complexos atuando nas linhas de pesquisa: Análise e Modelagem de Processos Ambientais Complexos e Análise e Modelagem de Processos Ecofisiológicos.

Anna Carolinna Albino Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Mestre em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Área de Concentração: Mudanças Climáticas Globais, Interação Biosfera - Atmosfera: Análise de trocas de matéria e energia entre a Biosfera e a Atmosfera. Estudo da caracterização e concentração de aerossóis no Pantanal Mato-grossense. Doutoranda em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014) e o estudo na área de Hidrometeorologia, Modelagem de Ecossistemas.

Raphael de Souza Rosa Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Mestrado em Física Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutorado em Física Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015). Pesquisa na área de Ciências Ambientais com ênfase em evapotranspiração baseado no balanço de energia utilizando imagens de satélites.

 

Publicado

2016-10-17

Cómo citar

Ferreira, H. S., Paulo, S. R. de, Paulo, I. J. C. de, Santos, A. C. A., & Gomes, R. de S. R. (2016). ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS DA TEMPERATURA DO AR E UMIDADE RELATIVA EM CUIABÁ ATRAVÉS DO MÉTODO DE ANÁLISE DE ESPECTRO SINGULAR (ANALYSIS OF TIME SERIES OF AIR TEMPERATURE AND RELATIVE HUMIDITY IN CUIABÁ THROUGH THE METHOD OF ANALYSIS OF SINGULAR SPECTRUM). Revista Brasileira De Climatologia, 19. https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.44334

Número

Sección

Artigos