ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS DA TEMPERATURA DO AR E UMIDADE RELATIVA EM CUIABÁ ATRAVÉS DO MÉTODO DE ANÁLISE DE ESPECTRO SINGULAR (ANALYSIS OF TIME SERIES OF AIR TEMPERATURE AND RELATIVE HUMIDITY IN CUIABÁ THROUGH THE METHOD OF ANALYSIS OF SINGULAR SPECTRUM)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.44334Palabras clave:
Séries temporais, Temperatura, Umidade, Variáveis meteorológicasResumen
Nos últimos anos o método de Análise de Espectro Singular (SSA- Singular Spectrum Analysis) tem sido utilizado como uma técnica na análise de séries temporais de dados meteorológicos e climáticos, possibilitando extrair informações úteis a partir de séries temporais estudadas. Nessa pesquisa, essa técnica foi utilizada no estudo das variáveis de temperatura do ar e umidade relativa em Cuiabá dos anos de 2000 a 2013, utilizando dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O foco principal do estudo foi extrair informações sobre as tendências e efeitos sazonais das séries temporais. A ação conjunta desses dois fatores é particularmente evidente no caso da temperatura, que apresenta, comumente, dois máximos anuais.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença