REGIONALIZAÇÃO SAZONAL E MENSAL DA PRECIPTAÇÃO PLUVIAL MÁXIMA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

  • Fabiane Pereira Britto Instituto Ambiental Ratones -IAR
  • Rodrigo Barletta Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC
  • Magaly Mendonça Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v3i0.25425

Palabras clave:

Precipitação Pluvial, Variabilidade e Sistemas atmosféricos.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo caracterizar a precipitação pluvial e identificaros sistemas atmosféricos que atuam no Estado do Rio Grande do Sul. Foramutilizados dados mensais de precipitação pluvial do período entre 1967 a 1998,de 14 Estações Meteorológicas. O comportamento espaço – temporal daprecipitação pluvial, foi analisado através da variabilidade sazonal e mensal.Totais médios de pluviosidade foram calculados para cada estaçãometeorológica. Posteriormente, efetuou-se uma análise e interpretação dedistribuição dos totais de precipitação pluvial (sazonal e mensal) quepossibilitaram a análise e interpretação dos dados. Sazonalmente, no litoral e nocentro-sul do Estado, os meses de inverno são os mais chuvosos, devido afreqüência de passagens dos sistemas frontais. No sudoeste do Estado, o outonoé mais chuvoso, devido a atuação dos bloqueios atmosféricos. No noroeste osmeses da primavera são os mais chuvosos, devido a formação dos ComplexosConvectivos de Mesoescala. No nordeste o verão é mais chuvoso, em função daschuvas convectivas associadas a sistemas atmosféricos como a Zona deConvergência do Atlântico Sul.

Biografía del autor/a

Fabiane Pereira Britto, Instituto Ambiental Ratones -IAR

Geógrafa, Mestre em Geografia, Instituto Ambiental Ratones (IAR), Rua dos Jasmins 167, Santa Mônica, Cep: 88037-145, Florianópolis, Santa Catarina.

Rodrigo Barletta, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

Oceanólogo, Doutor em Engenharia Ambiental, Laboratório de Hidráulica Marinha (LAHIMAR),Caixa Postal 5039, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Trindade, Cep: 88040-970, Florianópolis, Santa Catarina.

Magaly Mendonça, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),

Geógrafa, Doutora em Geografia, Laboratório de Climatologia, Departamento de Geociências(CFH), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Trindade, Caixa Postal 476, Cep:88040-970, Florianópolis, Santa Catarina

Cómo citar

Pereira Britto, F., Barletta, R., & Mendonça, M. (2008). REGIONALIZAÇÃO SAZONAL E MENSAL DA PRECIPTAÇÃO PLUVIAL MÁXIMA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Brasileira De Climatologia, 3. https://doi.org/10.5380/abclima.v3i0.25425

Número

Sección

Artigos