SÉRIES CLIMÁTICAS EM GRADE DE PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA DO AR EM REGIÃO DE RELEVO COMPLEXO

Authors

  • Janaina Cassiano dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Dayanne de Oliveira Prado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Gustavo Bastos Lyra Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-9882-7000
  • Ednaldo Oliveira dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.54263

Keywords:

Geoprocessamento, Interpolação Espacial, Grade

Abstract

Avaliaram-se séries climáticas (1960-91) de precipitação e temperatura do ar mensal de produtos em grade em relação às séries desses elementos observadas em estações meteorológicas do estado do Rio de Janeiro. As séries climáticas observadas foram obtidas nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia, localizadas no estado do Rio de Janeiro. As séries dos produtos em grade foram extraídas nos pontos de grade (resolução 0,5 o x 0,5o) dos produtos do Global Precipitation Climatology Center (GPCC), The Global Historical Climatology Network (GHCN) ou Universidade de Delaware (UDEL) mais próximos das estações em estudo. Avaliou-se a precisão (coeficiente de determinação – r²) e exatidão (índice de concordância de Willmott – d e Raiz do Quadrado Médio do Erro - RQME) de cada produto em grade em relação às séries observadas. Os produtos em grade de precipitação (GPCC e UDEL) não tiveram precisão satisfatória (r² < 0,54 - GPCC e r² < 0,61 - UDEL), contudo sua exatidão (d > 0,59 - GPCC e d > 0,58 - UDEL) foi superior à precisão. Os erros observados para precipitação foram entre 59,5 e 125,8 mm. As séries em grade de temperatura tiveram maior precisão (r² > 0,41 - GHCN e r² > 0,35 - UDEL) e exatidão similar (d > 0,58 - GHCN e d > 0,65 - UDEL), com RQME entre 1,11 e 3,98 oC. Foram identificadas associações que elevam o erro dos produtos em grade para a região, tais como, o elevado gradiente altitudinal da área de estudo e o efeito continentalidade/maritimidade. Dentre os produtos em grade de precipitação, o GPCC apresentou melhor desempenho (maior precisão e exatidão) em relação à UDEL na maior parte das estações, enquanto para temperatura do ar, as séries em grade da UDEL se sobressaíram em comparação ao GHCN. É necessário desenvolver produtos climáticos de precipitação e temperatura do ar em grade precisos e exatos com alta resolução para o estado do Rio de Janeiro.

Author Biographies

Janaina Cassiano dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Pesquisadora e bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia, Geoprocessamento e Geofísica. Atualmente atua no Departamento de Ciências Ambientais - Instituto de Floresta da UFRRJ.

Dayanne de Oliveira Prado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda de Engenharia Florestal. Pesquisadora e bolsista de iniciação científica da do CNPq. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia e Geoprocessamento. Atualmente atua no Departamento de Ciências Ambientais - Instituto de Floresta da UFRRJ.

Gustavo Bastos Lyra, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2000), mestrado em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência nas áreas de Agronomia e Geociências, com ênfase em Agrometeorologia, Climatologia e Micrometeorologia. Atualmente é Prof. Adjunto IV do Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), docente/orientador dos Programas de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável e Engenharia Agrícola e Ambiental, ambos da UFRRJ, e Engenharia de Biossistemas da Universidade Federal Fluminense. 

Ednaldo Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em METEOROLOGIA pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado em Engenharia Mecânica/Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Planejamento Energético/Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Ambientais/Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pesquisador colaborador do INSTITUTO VIRTUAL INTERNACIONAL DE MUDANÇAS GLOBAIS/COPPE/UFRJ; Membro efetivo da CALMET/OMM, Relator da Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática e Membro do Conselho Consultivo do Instituto Ambiental Biosfera. Tem experiência nas áreas de METEOROLOGIA, MUDANÇAS CLIMÁTICAS e POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E AMBIENTAL.

Published

2018-10-01

How to Cite

dos Santos, J. C., Prado, D. de O., Lyra, G. B., & dos Santos, E. O. (2018). SÉRIES CLIMÁTICAS EM GRADE DE PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA DO AR EM REGIÃO DE RELEVO COMPLEXO. Revista Brasileira De Climatologia, 23. https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.54263

Issue

Section

Artigos