APTIDÃO CLIMÁTICA DA CULTURA DO FEIJÃO COMUM (Phaseolus vulgaris) PARA O ESTADO DA PARAÍBA (APTITUDE CLIMATE OF CULTURE BEAN (Phaseolus vulgaris) FOR THE STATE OF PARAÍBA)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.44991Keywords:
climatologia, aptidão agrícola, cenário pluviométrico, probabilidadeAbstract
O feijão é uma das principais culturas de subsistência da região Nordeste do Brasil. O estudo do comportamento espacial de um determinado elemento climático, como é o caso da precipitação, é fundamental para o mapeamento de áreas de aptidão para agricultura, bem como para o planejamento das atividades agrícolas. Este trabalho objetivou elaborar o mapeamento da aptidão climática para a cultura agrícola do feijão comum, considerando a variabilidade natural do regime pluviométrico, estabelecida em três cenários pluviométricos utilizando krigeagem. Na metodologia de trabalho utilizaram-se os totais mensais de precipitações de vinte ou mais anos de observações. Para cada posto pluviométrico, foi estabelecido o total de precipitação pluviométrica registrado nos três meses consecutivos mais chuvosos de cada ano hidrológico completo. Foi ajustada à série desses totais em cada posto utilizando a distribuição gama incompleta e verificada a qualidade pelo teste de Kolmogorov-Smirnov ao nível de significância de 95% e calculada às probabilidades de 25, 50 e 75%. Os conjuntos dos anos secos, regulares e chuvosos de cada posto foram utilizados para caracterizar os respectivos cenários. Os resultados demonstram que a classe de aptidão climática Plena e Plena com período chuvoso apresenta maior área no cenário regular; A classe de aptidão climática Moderada por excesso hídrico apresenta maior área no cenário chuvoso; A classe de aptidão climática Moderada por deficiência hídrica e a classe Inapta por deficiência hídrica acentuada apresenta maior área no cenário seco.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença