PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.42455Keywords:
ensino de geografia, ensino de climatologia, tempo atmosférico, observações sensíveis, prática de ensino,Abstract
Considerando a importância das observações sensíveis do tempo para a compreensão das características e variações do tempo atmosférico e do clima, e para o planejamento das atividades do dia, objetivamos aqui, socializar algumas práticas de ensino de observação sensível do tempo atmosférico, que podem ser utilizadas no ensino, tanto no meio universitário, quanto no meio escolar. Estas práticas relativas à climatologia podem ser utilizadas no ensino de geografia, ciências e áreas afins e permitem analisar o tempo atmosférico conforme nossas sensações corpóreas e observações sensíveis, possibilitando ao professor estimular o educando a relacioná-las com os dados coletados pelas estações climatológicas e meteorológicas, que frequentemente são divulgados na mídia. Neste artigo, apresenta-se a metodologia para a observação sensível do tempo atmosférico, e o relato de sua aplicação no ambiente universitário. Desvendar de onde vêm os dados das previsões do tempo e, como ela funciona permite ao aluno a valorização dos profissionais que trabalham com a leitura dos dados e registro nas estações climatológicas e respeito à natureza. A observação diária do tempo colabora com a construção do conhecimento e da cidadania.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença