DESAFIOS DA GOVERNANÇA TERRITORIAL À MUDANÇA CLIMÁTICA: A CAPACIDADE ADAPTATIVA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Antonio Carlos Oscar Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Geografia (IGEOG), Departamento de Geografia Física, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Lucí Hidalgo Nunes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Professora Aposentada

DOI:

https://doi.org/10.5380/rbclima.v29i0.77429

Palavras-chave:

Capacidade de Adaptação. Vulnerabilidade. Politica da Mudança Climática.

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar a capacidade adaptativa de três municípios da RMRJ, aferida por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de diferentes instituições e organizações que atuam na área de risco ambiental e gestão da mudança climática. Foram entrevistados 41 representantes de instituições civil, públicas, privadas, que avaliaram oito parâmetros para três períodos diferentes. Os resultados permitiram aferir diferenças e semelhanças entre os três tipos de instituições e evoluções e involuções de cada parâmetro na perspectiva dos entrevistados. Entre os resultados, destacam-se a progressão de seis dos oito parâmetros avaliados, ainda que de forma diferente entre as três categorias de instituições. Aspectos como falta de uma rede de cooperação, descontinuidades nas ações e mesmo a falta de identificação de alguns atores com o tema aparecem nos resultados. O estudo revela os desafios da governança territorial do risco da mudança climática, em especial, a falta de mecanismos que viabilizem uma cooperação regional, seja em termos de recursos técnicos e financeiros ou de projetos políticos, repercutindo no desencaixe das escalas do fenômeno e de seu enfrentamento.  

Biografia do Autor

Antonio Carlos Oscar Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Geografia (IGEOG), Departamento de Geografia Física, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Geografia pela UNICAMP (2018), Mestre e Bacharel em Geografia pela UFRJ (2014 e 2011). Desenvolve atividades na grande área de Geografia Física, com ênfase em: Climatologia, Riscos, Gestão Territorial e Políticas Públicas. Exerceu a função de Diretor de Planejamento Urbano na Subsecretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (RJ) onde gerenciou diversos projetos de gestão urbana. Também foi consultor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTi) elaborando subsídios para a III Comunicação Nacional para a Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Geografia Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DGF/IGEOG/UERJ), membro da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima) e Representante da América Latina junto à Comissão Internacional de História da Meteorologia (ICHM) da União Internacional em História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (2018-2021).

Lucí Hidalgo Nunes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Professora Aposentada

Bolsista produtividade (CNPq 2009-2019), membro da Academie Royale des Sciences D Outre-Mer, Bélgica. Bacharel e licenciada em Geografia (USP), mestre em Geografia Física (USP), doutora em Engenharia (USP) e livre-docente em Geografia (UNICAMP). Trabalhou na Fund. Brasileira para a Conservação da Natureza, na Univ. de Mogi das Cruzes, no Inst.Geológico/SMA, e na UNICAMP. Foi cientista visitante do Hadley Centre, Reino Unido e da Universitat de Barcelona, Espanha. Tem experiência em extremos climáticos e impactos no meio urbano, desastres naturais, percepção ambiental e divulgação de temas climáticos. Orientou cerca de 100 estudantes em diferentes níveis e tem cerca de 180 publicações em variados formatos. Participou de mais de uma centena de bancas entre trabalhos de conclusão e julgadoras e de mais 150 eventos científicos, vários internacionais, tendo organizado mais de 30. Fez parte de mais de 20 projetos científicos e participa(ou) de conselho editorial de numerosas revistas, tendo integrado o conselho científico de vários eventos. Recebeu em 2011 a Cátedra Santander.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Oscar Júnior, A. C., & Nunes, L. H. (2021). DESAFIOS DA GOVERNANÇA TERRITORIAL À MUDANÇA CLIMÁTICA: A CAPACIDADE ADAPTATIVA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira De Climatologia, 29. https://doi.org/10.5380/rbclima.v29i0.77429

Edição

Seção

Artigos