Avaliação da performance da previsão sazonal para o Brasil utilizando o CFSv2 e ECMWF-SEAS5
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v29i0.77284Palavras-chave:
Precipitação, Previsão Sazonal, Validação, CFSv2, ECMWFResumo
Como a previsão climática sazonal é de grande importância para vários setores da sociedade (agricultura, geração de energia, turismo etc.), esse estudo tem como objetivo apresentar a performance de dois modelos climáticos globais em prever o clima sazonal no Brasil. As previsões analisadas são provenientes de um modelo climático dos Estados Unidos (CFSv2) e de um modelo da Europa (ECMWF). Foram validadas as previsões de 15 trimestres mediante comparações com as análises de chuva do Climate Prediction Center (CPC). Os resultados indicam que, em geral, o modelo do ECMWF é mais úmido do que o CFSv2. Análises por subdomínios do Brasil mostram que na região Sul a performance dos dois modelos é similar, enquanto no Sudeste e Nordeste a performance das previsões de precipitação do ECMWF é um pouco superior às do CFSv2. Por fim, na AMZ, a melhor previsão é obtida pelo CFSv2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença

