UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.76300Palavras-chave:
Climatologia, Ensino, Escola.Resumo
No Ensino Médio, o conteúdo de climatologia, que é denso e complexo, muitas vezes, não é apresentado de forma articulada com a rotina cotidiana e vivências dos discentes, acarretando um distanciamento e um desinteresse sobre a temática, transformando a imagem do conteúdo em algo inacessível e difícil. Nesse sentido, a utilização de novas práticas educativas se faz necessária para viabilizar e potencializar o interesse dos discentes no âmbito da ciência geográfica. Para isso, utilizou-se a prática do trabalho de campo como uma opção metodológica e nessa proposta os conhecimentos dos alunos sobre a localização da escola e seu entorno imediato puderam ser relacionados com o comportamento do campo térmico local e seus possíveis condicionantes. Essa experiência permitiu aos discentes ter contato com o fazer científico e, sob esse prisma, um novo olhar sobre a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos. Para tanto, após a apresentação dos conteúdos sobre climatologia em sala de aula, os discentes tiveram que planejar, projetar, coletar e analisar os dados que serviram de base para a espacialização das informações produzidas. Os resultados obtidos por meio dos registros térmicos puderam ser comparados aos resultados das entrevistas aplicadas junto aos alunos sobre a percepção do campo térmico local. Apesar de discordantes quando comparados, os resultados obtidos serviram como base para a discussão sobre espacialização da temperatura do ar nos arredores do Instituto Montessori de Ponte Nova-MG.
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