O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA

Autores

  • Guilherme Almussa Leite Torres Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Rafael Vinicius de São José Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa Vieira Zezzo Universidade Estadual de Campinas
  • Jéssica Patrícia de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Priscila Pereira Coltri Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.74829

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Livro Didático, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O estudo da Climatologia é de fundamental relevância, uma vez que o clima e suas variações interferem no ritmo de diferentes atividades na sociedade e na segurança do próprio homem. Na Educação Básica, o seu estudo está inserido, sobretudo, nas aulas de Geografia. No entanto, nos últimos anos, pesquisas acadêmicas vêm se preocupando com a abordagem da Climatologia nos livros didáticos de Geografia, em razão de erros conceituais, superficialidade no conteúdo apresentado e falta de conexão entre eles. Assim, o presente estudo objetivou avaliar os conteúdos da temática clima nos livros de Geografia que compõe a coleção “Expedições Geográficas”. A partir das análises, propôs-se abordagens mais adequadas e novas interpretações para que o conteúdo possa ser melhor trabalhado pelo aluno, auxiliando o professor em sala de aula. O método consistiu em: (i) escolha do livro didático, (ii) caracterização geral e revisão crítica, (iii) levantamento dos conteúdos relacionados à Climatologia a partir de uma análise quantitativa alinhando-se a Climatologia Geográfica e aos objetivos da Geografia Escolar, (iv) análise qualitativa, além de proposição de alternativas para aprimoramento dos conteúdos e maior interação do clima com os componentes do espaço geográfico. Os resultados demonstraram que os assuntos de natureza climática são abordados de maneira demasiadamente resumida, carecendo de uma melhor conexão com a climatologia geográfica.

Biografia do Autor

Guilherme Almussa Leite Torres, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Estudante de Licenciatura Plena em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atuou como bolsista de IC do Consórcio Pesquisa Café no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) no Centro de Ecofisiologia e Biofísica na área de Climatologia Agrícola (2019). Atualmente atua como Bolsista PIBIC no Centro de Café do IAC e como educador universitário no Programa Escola da Família pela Diretoria de Ensino de Americana.

Downloads

Publicado

2020-10-02

Como Citar

Torres, G. A. L., São José, R. V. de, Zezzo, L. V., Oliveira, J. P. de, & Coltri, P. P. (2020). O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA. Revista Brasileira De Climatologia, 27. https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.74829

Edição

Seção

Artigos