CALIBRAÇÃO E DESEMPENHO DO ABRIGO METEOROLÓGICO DE BAIXO CUSTO EM CONDIÇÕES DE CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.69834Palavras-chave:
temperatura do ar, umidade relativa do ar, abrigo meteorológico,Resumo
O objetivo deste trabalho foi instalar, calibrar e avaliar o desempenho de abrigos meteorológicos de baixo custo, em condições de campo para medições de temperatura e umidade relativa do ar. Para esta pesquisa foram utilizados dados de temperatura e umidade relativa do ar do abrigo meteorológico de baixo custo, modelo ABC e dos dados da estação meteorológica automática móvel, ambos instalados na bacia hidrográfica do Rio do Boi na divisa entre os estados de RS e SC. O período utilizado para essa avaliação foi o mês de agosto de 2017. Utilizaram-se os parâmetros estatísticos para a análise dos dados (média, mínimo, máximo, amplitude, desvio médio e desvio padrão). O desempenho dos modelos foi avaliado em função do coeficiente de correlação (R) e determinação (R2). Os resultados revelaram que o abrigo ABC se mostrou eficiente, para os dados de temperatura e umidade relativa do ar. Assim, os valores encontrados estão dentro no erro previsto (0,3ºC para a temperatura do ar e 1,7% para a umidade relativa) no manual de instruções do sensor, apesar de valores diferenciados entre eles, nos períodos de aquecimento e resfriamento para os dados amostrados. Dessa forma, o abrigo ABC se mostrou eficiente, quanto à temperatura e umidade relativa do ar, para o período analisado e em condições de campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença