INFLUÊNCIA DOS OCEANOS PACÍFICO E ATLÂNTICO TROPICAIS SOBRE OS ÍNDICES CLIMÁTICOS DA PRECIPITAÇÃO NA BACIA DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.60005Palavras-chave:
variabilidade climática, Semiárido, Bacia hidrográfica, El Niño, Temperatura da Superfície do MarResumo
O objetivo deste trabalho é analisar as correlações dos índices de extremos climáticos, dependentes da precipitação pluviométrica, com as anomalias da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) nos oceanos Pacífico e Atlântico, para a região do Submédio da bacia hidrográfica do rio São Francisco, visando verificar a influência destes oceanos na variabilidade climática da bacia. Para realização deste trabalho foram utilizados dados diários de precipitação pluviométrica de 36 postos pluviométricos no período de 1964 a 2016, fornecidos pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Agência Nacional das Águas (ANA). Foram também utilizados dados de anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do Oceano Pacífico Equatorial nas regiões de Niño 1+2, Niño 3, Niño 3.4 e Niño 4, e Índices dos oceanos Atlântico Norte (TNAI) e Atlântico Sul (TSAI) no período de 1964 a 2016, oriundos da base de dados da Administração Nacional do Oceano e Atmosfera (NOAA). Como metodologia, foi utilizado o software RClimdex para o cálculo de 11 índices de extremos climáticos, visando monitorar e detectar as mudanças do clima e alteração do padrão pluviométrico da região. Após o processamento do RClimdex foi realizada a correlação entre os 11 índices climáticos com os índices oceânicos do Pacífico e Atlântico. Os índices de extremos climáticos indicaram tendência negativa em praticamente todos os índices, com destaque para diminuição da precipitação total anual, situação que converge para a escassez hídrica na região. Constatou-se que as precipitações com tendências negativas são mais influenciadas pelas variações da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no oceano Pacífico em relação às variações no oceano Atlântico, evidenciando que o fenômeno El Niño influencia na redução das chuvas na bacia do Submédio São Francisco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença