ANÁLISE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA DA PRECIPITAÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE ATRAVÉS DOS FATORES E AGRUPAMENTOS

Autores

  • Eucymara França Nunes Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Inajá Francisco Sousa UFS

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.58267

Palavras-chave:

precipitação, análise fatorial, análise de agrupamentos

Resumo

Neste trabalho utilizou-se as técnicas de análise multivariada, análise fatorial e análise de agrupamentos para sintetizar as informações, e facilitar o entendimento da variabilidade temporal e espacial da precipitação, dos munícipios do Estado de Sergipe no Brasil. Os meses de março a outubro são os mais altos níveis de precipitação, e os diferentes grupos formados são munícipios concordantes das regiões litoral, agreste e sertão do Estado.

Biografia do Autor

Eucymara França Nunes Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Sergipe (2006) e mestrado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Sergipe, atuando principalmente nos seguintes temas: regressão linear múltipla, componentes principais, agrupamentos e discriminante.

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

Santos, E. F. N., & Sousa, I. F. (2018). ANÁLISE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA DA PRECIPITAÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE ATRAVÉS DOS FATORES E AGRUPAMENTOS. Revista Brasileira De Climatologia, 23. https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.58267

Edição

Seção

Artigos