FORÇANTES DINÂMICAS E TÉRMICAS ASSOCIADAS A UM CASO DE PRECIPITAÇÃO INTENSA SOBRE O RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.58162Palavras-chave:
Sistema Convectivo de Mesoescala, Baixa do Chaco, Advecção de vorticidade.Resumo
A análise dos casos de eventos extremos de precipitação, e o conhecimento dos processos que os ocasionaram, é fundamental para o planejamento das condições de risco e identificação dos impactos sobre a drenagem da área. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo a análise do ambiente de grande escala que propiciou a ocorrência de um sistema convectivo de mesoescala sobre o Rio Grande do Sul (RS) entre 20 e 25 de setembro de 2015, quando chuvas intensas, vento e granizos atingiram as regiões sul e nordeste do RS. A análise sinótica foi realizada empregando dados de reanálise do MERRA-2 e imagens do satélite GOES-13. Os resultados indicam a influência de sistemas termo-orográficos, como a Baixa do Noroeste Argentino (intensificada pelo Jato de Baixos Níveis), e sistemas dinâmicos, como o cavado a barlavento em altos níveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença