METODOLOGIA DE IMPUTAÇÃO DE DADOS HIDROMETEOROLÓGICOS PARA ANÁLISE DE SÉRIES HISTÓRICAS PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS – BACIA DO RIO DOS SINOS, RS, BRASIL

Autores

  • Sabrina Antunes Vieira Universidade Feevale
  • Daniela Montanari Migliavacca Osorio Universidade Feevale
  • Daniela Muller de Quevedo Universidade Feevale
  • Katiucia Nascimento Adam Universidade Feevale
  • Marco Alesio Figueiredo Pereira Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.56219

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica. Correção de falhas. Mudanças climáticas.

Resumo

O conhecimento de dados hidrometeorológicos de uma bacia é de fundamental importância para o planejamento e gestão da mesma, possibilitando a previsão hidrológica e climatológica, conhecendo-se assim as alterações que podem ocorrer na bacia. Para isso são necessárias longas séries de dados e, na maioria das vezes, estas séries possuem falhas que devem ser preenchidas para a aplicação das variáveis. Existem diversos métodos de correção de falhas, entretanto, a maioria depende de uma estação próxima com dados ou de variável para se correlacionar. O objetivo desta pesquisa foi buscar uma metodologia de imputação de dados hidrometeorológicos realizando uma análise das séries históricas, afim de estimar as variações na vazão da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Para tanto, foram coletados dados de séries históricas de precipitação mensal, vazão máxima mensal e de temperatura máxima mensal entre os anos de 1985 a 2015, analisando-os estatisticamente para buscar a melhor forma de imputação de dados para, após, relacioná-los para avaliar alterações nos padrões históricos. Conseguiu-se aplicar uma metodologia simples que satisfez o preenchimento dos dados faltantes, não alterando as propriedades da série. 

Biografia do Autor

Sabrina Antunes Vieira, Universidade Feevale

Engenheira Ambiental, Mestra em Qualidade Ambiental e Doutoranda no programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Daniela Montanari Migliavacca Osorio, Universidade Feevale

Doutora em ecologia, professora do programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Daniela Muller de Quevedo, Universidade Feevale

Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, professora do programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Katiucia Nascimento Adam, Universidade Feevale

Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, professora na Universidade Feevale.

Marco Alesio Figueiredo Pereira, Universidade Feevale

Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, professor do programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

Vieira, S. A., Osorio, D. M. M., Quevedo, D. M. de, Adam, K. N., & Pereira, M. A. F. (2018). METODOLOGIA DE IMPUTAÇÃO DE DADOS HIDROMETEOROLÓGICOS PARA ANÁLISE DE SÉRIES HISTÓRICAS PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS – BACIA DO RIO DOS SINOS, RS, BRASIL. Revista Brasileira De Climatologia, 23. https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.56219

Edição

Seção

Artigos