AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA RECICLAGEM DE PRECIPITAÇÃO DA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE MODELAGEM NUMÉRICA (ASSESSMENT OF THE IMPACTS OF CLIMATE CHANGE ON PRECIPITATION RECYCLING IN THE AMAZON BASIN: A NUMERICAL MODELING STUDY)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.48875Resumo
RESUMO: O presente trabalho envolvendo modelagem climática é transcrição de palestra proferida pelo autor durante o XII SBCG, realizado no mês de outubro de 2016 na cidade de Goiânia/GO. A principal ferramenta para avaliar as variabilidades e mudanças do clima são os modelos climáticos globais e regionais, capazes de representar as complexas interações entre o oceano, a atmosfera e a superfície terrestre. Com base nas simulações do modelo regional RCP 8.5 Eta-HadGEM2-ES, discute-se de que maneira o aumento dos gases de efeito estufa pode afetar o balanço de umidade e a reciclagem de precipitação na Amazônia durante o século XXI. Para quantificar a reciclagem de precipitação foi utilizado um método fundamentado no balanço de umidade na atmosfera. Na média anual, a reciclagem na bacia amazônica simulada pelo modelo para o clima presente é de 22%. As mudanças projetadas para o clima futuro mostram que, a redução da reciclagem é mais pronunciada na estação seca, atingindo 40% ao final do século. Os resultados sugerem que, as mudanças climáticas poderão acarretar graves consequências ecológicas à Amazônia, tais como: impactos na dinâmica dos ecossistemas, redução da capacidade da floresta em absorver carbono, aumento na ocorrência de eventos extremos e na frequência das queimadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença