CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS E ANÁLISE RÍTMICA APLICADA A EPISÓDIOS EXTREMOS DE PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ, PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v20i0.48594Palavras-chave:
Climatologia, Análise rítmica, Estação meteorológica ParanaguáResumo
O estudo do clima, nas diversas escalas, é fundamental para a compreensão da dinâmica de interação entre fenômenos ambientais e sociais. Nesta perspectiva, o município de Paranaguá carece de estudos. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise de características climáticas e aplicar a análise rítmica a episódios extremos de precipitação e temperatura, para o município de Paranaguá, PR. Para tanto, efetuou-se uma análise detalhada dos dados históricos da Estação Meteorológica Convencional Paranaguá (83844), os quais foram comparados a outras séries históricas da região. Foram selecionados episódios de precipitação intensa e de temperaturas elevadas, e procedeu-se a análise rítmica para o período, atentando-se a repercussão que os eventos tiveram no município (enchentes, desastres, etc.). Os principais resultados encontrados foram: a precipitação média anual para a estação de Paranaguá é de 2.130,3 mm, o período mais chuvoso é o verão; a temperatura média é de 21,4°C, sendo fevereiro o mês mais quente e julho o mês mais frio; a direção predominante dos ventos é Sul (23,6%). A análise rítmica foi realizada para quatro meses, e no período analisado, os sistemas atmosféricos predominantes na gênese de eventos extremos de precipitação foram as Zonas de Convergência de Umidade (ZCOU) e nos eventos de temperatura elevada foi à massa tropical continental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença