ANÁLISE DE PROPOSTA ALTERNATIVA NA OBTENÇÃO DO FATOR DE VISÃO DE CÉU POR MÉTODO FOTOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.48251Palavras-chave:
Lentes Fisheye, Radiação Solar, Obstrução do céu.Resumo
O fator de visão de céu (FVC) é apontado como uma das variáveis explicativa nas alterações microclimáticas do ambiente urbano. Neste contexto, este estudo objetivou analisar o desempenho de lentes Fisheye de baixo custo acopladas a um dispositivo móvel para obtenção do FVC por método fotográfico. O método empregado foi o levantamento das imagens hemisféricas; estimativas do FVC e análise estatística do desempenho das propostas alternativas. De acordo com os resultados alcançados, a alteração da altura do ponto de visão não reportou diferenças significativas entre os valores do FVC, porém as lentes alternativas apresentaram diferenças significativas, em comparação aos valores do FVC obtidos com o equipamento de referência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença