PROJETO COLETIVO SOBRE AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ercília Torres Steinke Universidade de Brasília
  • Edson Soares Fialho Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v20i0.45829

Palavras-chave:

Ensino, Climatologia, Livro didático

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar os principais resultados de um projeto de pesquisa coletivo que envolveu pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, com a finalidade de analisar um conjunto de livros didáticos de Geografia, dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, para identificar como o clima e o tempo são abordados, qual o paradigma utilizado para essa abordagem e como os temas/fenômenos climáticos de escala global são tratados. Para tanto, 40 obras foram analisadas a partir de uma ficha de avaliação. Os resultados mostraram que, em grande parte das obras analisadas, a abordagem da Climatologia nos livros didáticos necessita ser revista para que o aluno possa efetivamente se apropriar de conhecimentos sobre o assunto, de forma articulada com outros temas e com significado para a sua realidade.

Biografia do Autor

Ercília Torres Steinke, Universidade de Brasília

 

Departamento de Geografia, área: climatologia geográfica

Edson Soares Fialho, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Geografia, área: climatologia geográfica

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

Steinke, E. T., & Fialho, E. S. (2017). PROJETO COLETIVO SOBRE AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira De Climatologia, 20. https://doi.org/10.5380/abclima.v20i0.45829

Edição

Seção

Artigos