CHUVAS NO NORTE GAÚCHO: UM ESTUDO SOBRE A TENDÊNCIA DAS CHUVAS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS (RAINFALL IN NORTH GAÚCHO: A STUDY OF RAINFALL TREND AND CLIMATE CHANGE)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v18i0.45287Palavras-chave:
Variabilidade climática, Teste de Mann-kendall, Erechim, Alto Uruguai gaúchoResumo
O presente trabalho procurou avaliar a tendência das chuvas anuais, trimestrais e mensais para parte do Alto Uruguai gaúcho no período de 1957-2014, buscando identificar evidências de mudanças climáticas. A avaliação qualitativa das tendências lineares foi feita por meio da aplicação do teste de Mann-kendall. Os resultados demonstraram que o comportamento das chuvas (anuais, trimestrais e mensais) variou em função dos fenômenos de maior escala (ENOS, "Modo Sul"). Os resultados do teste de Mann-kendall demonstraram que a tendência das chuvas anuais, trimestrais e mensais não apresentaram indícios de mudanças climáticas para a região do Alto Uruguai gaúcho. Dessa forma, o comportamento dos dados e suas tendências são decorrentes da variabilidade natural das chuvas subtropicais no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença