CHUVAS NO NORTE GAÚCHO: UM ESTUDO SOBRE A TENDÊNCIA DAS CHUVAS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS (RAINFALL IN NORTH GAÚCHO: A STUDY OF RAINFALL TREND AND CLIMATE CHANGE)
Resumo
O presente trabalho procurou avaliar a tendência das chuvas anuais, trimestrais e mensais para parte do Alto Uruguai gaúcho no período de 1957-2014, buscando identificar evidências de mudanças climáticas. A avaliação qualitativa das tendências lineares foi feita por meio da aplicação do teste de Mann-kendall. Os resultados demonstraram que o comportamento das chuvas (anuais, trimestrais e mensais) variou em função dos fenômenos de maior escala (ENOS, "Modo Sul"). Os resultados do teste de Mann-kendall demonstraram que a tendência das chuvas anuais, trimestrais e mensais não apresentaram indícios de mudanças climáticas para a região do Alto Uruguai gaúcho. Dessa forma, o comportamento dos dados e suas tendências são decorrentes da variabilidade natural das chuvas subtropicais no Brasil.
Palavras-chave
Variabilidade climática; Teste de Mann-kendall; Erechim; Alto Uruguai gaúcho
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v18i0.45287
Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Climatologia
Prezados leitores, informamos que a Revista Brasileira de Climatologia encontra- disponível no seguinte endereço: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima
