Open Journal Systems

AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE AS ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO DA CONSTELAÇÃO GPM COM TRMM: UMA ANÁLISE A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SOLIMÕES (STATISTICAL EVALUATION BETWEEN THE CONSTELLATION OF PRECIPITATION ESTIMATES WITH GPM SATELLITE TRMM: AN ANALYSIS OF THE RIVER BASIN SOLIMÕES)

Edivaldo Afonso de Oliveira Serrão, Romero Thiago Sobrinho Wanzeler, Cleber Assis Santos, Layrson de Jesus Menezes Gonçalves, Alines Maria Meiguins de Lima, Edson José Paulino da Rocha

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar estatisticamente o as estimativas de precipitação fornecidas pelo algoritmo IMERG da constelação do Global Precipitation Measurement (GPM) e comparar como as estimativas do algoritmo 3B43 doTropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) para a bacia hidrográfica do rio Solimões nos meses de (abril, julho, outubro/2014; janeiro/2015). Foram utilizados os coeficientes de: determinação () para avaliar a proporção da variância do IMERG (y) explicada pelo TRMM (x); correlação de Pearson (r), averiguando o grau de correlação entre as estimativas; e de eficiência Nash-Sutcliffe (NS), medindo a concordância entre os valores estimados, sendo (1) admitida perfeita. Além do índice concordância de Willmott (IC) que mede o grau em que a precipitação estimada pelo IMERG do GPM se aproxima da precipitação estimada pelo 3B43 do TRMM. Na avaliação dos erros foi adotado o RMSE (raiz do erro quadrático médio) que é a medida da magnitude média dos erros estimados entre os dois produtos de satélites (3B43 e IMERG). E o MBE (desvio das médias) que indica o quanto o modelo está sendo subestimado (>0) ou superestimado (0>). Foi observado que todos os meses estudados tiveram excelentes índices estatísticos, sobressaindo o mês de outubro que apresentou o melhor desempenho.

Palavras-chave


GPM; TRMM; ESTATISTICA

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v18i0.43059