AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE AS ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO DA CONSTELAÇÃO GPM COM TRMM: UMA ANÁLISE A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SOLIMÕES (STATISTICAL EVALUATION BETWEEN THE CONSTELLATION OF PRECIPITATION ESTIMATES WITH GPM SATELLITE TRMM: AN ANALYSIS OF THE RIVER BASIN SOLIMÕES)

Autores

  • Edivaldo Afonso de Oliveira Serrão FAMET/UFPA
  • Romero Thiago Sobrinho Wanzeler FAMET/UFPA
  • Cleber Assis Santos FAMET/UFPA
  • Layrson de Jesus Menezes Gonçalves INPE
  • Alines Maria Meiguins de Lima FAMET/UFPA
  • Edson José Paulino da Rocha PPGCA/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v18i0.43059

Palavras-chave:

GPM, TRMM, ESTATISTICA

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar estatisticamente o as estimativas de precipitação fornecidas pelo algoritmo IMERG da constelação do Global Precipitation Measurement (GPM) e comparar como as estimativas do algoritmo 3B43 doTropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) para a bacia hidrográfica do rio Solimões nos meses de (abril, julho, outubro/2014; janeiro/2015). Foram utilizados os coeficientes de: determinação () para avaliar a proporção da variância do IMERG (y) explicada pelo TRMM (x); correlação de Pearson (r), averiguando o grau de correlação entre as estimativas; e de eficiência Nash-Sutcliffe (NS), medindo a concordância entre os valores estimados, sendo (1) admitida perfeita. Além do índice concordância de Willmott (IC) que mede o grau em que a precipitação estimada pelo IMERG do GPM se aproxima da precipitação estimada pelo 3B43 do TRMM. Na avaliação dos erros foi adotado o RMSE (raiz do erro quadrático médio) que é a medida da magnitude média dos erros estimados entre os dois produtos de satélites (3B43 e IMERG). E o MBE (desvio das médias) que indica o quanto o modelo está sendo subestimado (>0) ou superestimado (0>). Foi observado que todos os meses estudados tiveram excelentes índices estatísticos, sobressaindo o mês de outubro que apresentou o melhor desempenho.

Biografia do Autor

Edivaldo Afonso de Oliveira Serrão, FAMET/UFPA

Atualmente cursando Bacharelado em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará- UFPA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Agrimensura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA. Atualmente Bolsista de Monitoria no Laboratório de Estudos e Modelagem Hidroambientais (LEMHA) da Faculdade de Meteorologia. Atuando na linha de pesquisa de Geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicado a modelagem hidrológica, estando inserido no grupo de pesquisa de Estudos e Modelagem Hidroambientais da Universidade Federal do Pará- UFPA.

Alines Maria Meiguins de Lima, FAMET/UFPA

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998), especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2007), com ênfase em análise espacial de bacias hidrográficas. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará. Tendo atuado como professora da Universidade do Estado do Pará e do Centro Universitário do Pará; e como técnica em recursos hídricos e Coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia.

Edson José Paulino da Rocha, PPGCA/UFPA

Possui graduação em Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: balanço de umidade, modelagem atmosférica e hidrologica.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

Serrão, E. A. de O., Wanzeler, R. T. S., Santos, C. A., Gonçalves, L. de J. M., Lima, A. M. M. de, & Rocha, E. J. P. da. (2016). AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE AS ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO DA CONSTELAÇÃO GPM COM TRMM: UMA ANÁLISE A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SOLIMÕES (STATISTICAL EVALUATION BETWEEN THE CONSTELLATION OF PRECIPITATION ESTIMATES WITH GPM SATELLITE TRMM: AN ANALYSIS OF THE RIVER BASIN SOLIMÕES). Revista Brasileira De Climatologia, 18. https://doi.org/10.5380/abclima.v18i0.43059

Edição

Seção

Artigos