PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.42455Palavras-chave:
ensino de geografia, ensino de climatologia, tempo atmosférico, observações sensíveis, prática de ensino,Resumo
Considerando a importância das observações sensíveis do tempo para a compreensão das características e variações do tempo atmosférico e do clima, e para o planejamento das atividades do dia, objetivamos aqui, socializar algumas práticas de ensino de observação sensível do tempo atmosférico, que podem ser utilizadas no ensino, tanto no meio universitário, quanto no meio escolar. Estas práticas relativas à climatologia podem ser utilizadas no ensino de geografia, ciências e áreas afins e permitem analisar o tempo atmosférico conforme nossas sensações corpóreas e observações sensíveis, possibilitando ao professor estimular o educando a relacioná-las com os dados coletados pelas estações climatológicas e meteorológicas, que frequentemente são divulgados na mídia. Neste artigo, apresenta-se a metodologia para a observação sensível do tempo atmosférico, e o relato de sua aplicação no ambiente universitário. Desvendar de onde vêm os dados das previsões do tempo e, como ela funciona permite ao aluno a valorização dos profissionais que trabalham com a leitura dos dados e registro nas estações climatológicas e respeito à natureza. A observação diária do tempo colabora com a construção do conhecimento e da cidadania.
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