IDENTIFICAÇÃO DE REGIÕES PLUVIOMETRICAMENTE HOMOGÊNEAS NO NORDESTE DO BRASIL USANDO ANÁLISE MULTIVARIADA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v10i1.30600Resumo
São aplicadas técnicas multivariadas às séries de precipitação pluvial na região Nordeste do Brasil. Utilizaram-se séries de dados mensais de precipitação para todo o Nordeste brasileiro oriundas das séries do National Climatic Data Center (NCDC) gradeadas numa resolução espacial de 0,5° x 0,5°, para o período de 1961-1990. Usaram-se os métodos de Componentes Principais e Análise de Agrupamentos para determinar os padrões espacial e temporal e regiões homogêneas com relação à precipitação pluvial. Os resultados obtidos mostraram que quatro regiões climaticamente homogêneas podem caracterizar a distribuição da precipitação no Nordeste do Brasil, quais sejam: a identificada como grupo 1 que representa a região do norte (meio-norte) e tem como principal sistema indutor de chuva os vórtices ciclônicos de ar superior; a identificada como grupo 2, que engloba o semiárido nordestino e está sob influência da ação direta da zona de convergência intertropical; o grupo 3, cuja proximidade com o cerrado central se faz presente e é influenciado pelas frentes frias provenientes da parte mais ao sul do país e, finalmente o grupo 4, o qual predominantemente é costeiro, se estendendo deste do sul da Bahia até o extremo leste do Rio Grande do Norte e tem como principal sistema indutor de chuva as ondas de leste, e em menor escala o efeito das brisas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença