VARIABILIDADE HIDROLÓGICA NAS BACIAS DOS RIOS AGUAPEÍ E PEIXE, REGIÃO OESTE PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v10i1.30588Palavras-chave:
Variabilidade Hidrológica, Desmatamento, Bacia Hidrográfica, Rio Aguapeí, Rio do PeixeResumo
Este trabalho aborda o comportamento hidrológico nas bacias dos rios Aguapeí e Peixe, que drenam parte da região do Planalto Ocidental Paulista. Para tanto, foram avaliados o regime hidrológico dos rios, a precipitação, as condicionantes de uso e ocupação da área e a evolução do processo de desmatamento nas bacias. A obtenção dos regimes fluviométrico e pluviométrico foram baseados em dados diários, mensais e anuais de séries históricas. Os resultados indicam que houveram significativas variabilidades nos regimes hidrológicos dos rios Aguapeí e Peixe ao longo da série avaliada e as alterações mais significativas se deram a partir da década de 1970. Estas alterações no regime hidrológico dos dois rios parecem estar relacionadas a dois fatores: 1) alteração no regime pluviométrico; e 2) processos de desmatamento e transformação da cobertura vegetal natural, que até a década de 1970, já haviam ocorrido na maior parte da área.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença