MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O TURISMO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v11i0.29717Palavras-chave:
Mudanças climáticas, clima, turismo.Resumo
Resumo
Eventos climáticos têm variações decorrentes de causas naturais, mas, o ser humano, tem sido apontado como o principal responsável pelas mudanças climáticas na atualidade. O turismo representa uma das atividades socioeconômicas de interferência e sensibilidade diante ao cenário projetado pelas mudanças climáticas. No entanto, tais mudanças são caracterizadas pela imprevisibilidade e sua repercussão ainda é pouco conhecida pelo setor turístico. Na tentativa de tecer reflexões sobre a temática, o presente artigo parte da revisão da literatura, desenvolvendo questões e diálogos interdisciplinares para compreender se é possível estabelecer relações consistentes entre mudanças climáticas globais e a realidade local vivenciada nos destinos turísticos do litoral paranaense. Tal trajetória mostrou-se complexa, sobretudo quando confrontada a discrepância entre discursos científicos, ideológicos e políticos, incompatíveis para efetivação de planos de mitigação de impactos socioambientais envolvendo o setor turístico.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença