ASPECTOS CLIMÁTICOS VERSUS VARIAÇÃO SAZONAL DO PERFIL MORFODINÂMICO DAS PRAIAS DO LITORAL OESTE DE AQUIRAZ, CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v11i0.29663Palavras-chave:
parâmetros climáticos, faixa de praia, dinâmica costeira.Resumo
A presente pesquisa analisou nas praias do litoral oeste de Aquiraz, Ceará, os processos que regem a geomorfologia costeira (parâmetros climatológicos, morfológicos e oceanográficos), a fim de verificar como estes influenciam nesta, provocando mudanças na morfodinâmica da praia. Foram realizadas coletas de dados nos anos de 2007-2008 para a caracterização climática, nas PCDs da FUNCEME, do CPTEC/INPE e do INMET, além de dados coletados em trabalhos de campo. O litoral apresentou variações sazonais diferenciadas onde maior índice de umidade deu-se no período chuvoso com média de 90%. A temperatura local não apresentou grandes variações anuais, sendo o mês de dezembro o mais quente (31ºC), e o de julho o mais frio (23ºC). As marés tiveram amplitude máxima alcançada de 3,0m e mínima de 1,1m. Durante o monitoramento 75% das ondas sea apresentaram período entre 6 e 9 s. A direção predominante dos ventos foi de SE-NO, com velocidade média de 3,5 m/s. As maiores foram registradas entre os meses de agosto e novembro atingindo médias de 5,5 m/s. A variação sazonal do perfil apontou uma mudança relacionada principalmente com a declividade da praia nos períodos chuvoso e de estiagem, mostrando que as condicionantes oceanográficas e climatológicas influenciaram na configuração da linha de costa.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença