MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AQUECIMENTO GLOBAL: CONTROVÉRSIAS, INCERTEZAS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v8i0.25793Palavras-chave:
Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, Divulgação CientíficaResumo
As mudanças climáticas globais, tema de forte interesse político-economico-ambiental do presente, compõem tema central de inúmeros e conflituosos debates contemporaneos. Este artigo trata das controvérsias e incertezas científicas acerca do aquecimento global em duas revistas impressas Ciência Hoje e Scientific American Brasil. Para tanto aplicou-se uma análise de conteúdo a textos publicados em duas revistas de divulgação científica editadas durante os meses de junho de 2009 a julho de 2010 – período anterior e posterior da Conferência do Clima de Copenhague –, considerado, historicamente, o marco da polêmica que polarizou o debate sobre o aquecimento global. O texto aborda também, com base na literatura acadêmica, o conceito de mudanças climáticas, efeito estufa e aquecimento global, bem como aponta as causas, naturais e antropogênicas, e dos efeitos do aquecimento global dentro da perspectiva da divulgação científica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença