ENGENHARIA E PESQUISA COLABORATIVA ENTRE INDÚSTRIA E ACADEMIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/reterm.v1i1.3492Abstract
O Exercício da Engenharia no ambiente acadêmico está longe de ser considerado satisfatório quando se analiza a prática corrente adotada nas universidades brasileiras. Tanto na realização de serviços técnicos como no exercício de atividades de pesquisa, a forma de atuaçãodo professor não contribui para que melhore seu desempenho como engenheiro. Na realização de serviços técnicos é comurn o professor desempenhar funções corriqueiras e desperdiçar o seu tempo com atividades menos nobres e mais condizentes com sua qualificação profissional. Na pesquisa é comum o professor assumir uma posição por demais abstrata, distante da realidade tecnológica praticada no setor industrial. Ao ensinar, o papel de educador fica prejudicado pela falta de conhecimento prático e pelo não envolvimento com a realidade da profissão. É pois, de fundamental importancia que o convívio com o setor industrial esteja presente na vida do engenheiro professor.
Adicionalmente, nao há hoje uma política científica e tecnológica nacionalista e a onda globalizante tern sido extremamente prejudicial para nossa capacitação tecnológica, criando uma dificuldade adicional ao exercício pleno da engenharia. Neste cenário, a responsabilidade da indústria e da academia em estabelecer relações profissionais que favoreçam nosso desenvolvimento tecnológico nao pode ser minimizada.
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