Open Journal Systems

EDITORIAL

Lauber S. Martins

Abstract


O editorial de Thermal Engineering deste número continua a discussão sobre as necessidades de pesquisa científica em áreas vitais em que a engenharia térmica tem participação destacada. O objetivo principal é o de motivar os leitores, dentro de suas especialidades, a identificar possíveis assuntos para sua pesquisa futura.

 

Relatórios de Desenvolvimento Humano de 2020 publicados pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas apresenta o ranking dos países de acordo com o seus respectivos Índices de Desenvolvimento Humano (Human Development Index – HDI). Comparando os dados destes relatórios com os dados de consumo de eletricidade per capita por país apresentado pela Agência Internacional de Energia (International Energy Agency – IEA), podemos notar que países com alto Índice de Desenvolvimento Humano também são países com alto consumo de eletricidade per capita. A conclusão que podemos tirar desta comparação é que o nível de desenvolvimento de um país está relacionado com a quantidade de energia que este gera e consome. Essa conclusão apresenta um grande desafio aos cientistas de energia, como gerar a energia necessária para o desenvolvimento de uma nação. É bem verdade que esta questão é ampla e não tão simplista como parece ser, mas está, de alguma forma relacionada com o centro das pesquisas sobre energia e demostra sua relevancia e impactos sociais.  Muitos recursos intelectuais e financeiros têm sido usados em pesquisa de energia com o objetivo de aumentar a quantidade de energia disponívelvindas de diversar fontes e também na otimização de sistemas energéticos em que se procura a melhor configuração do sistema para melhor performance e mínimo consumo de energia. Esta discussão tem a intenção de enfatizar a importância da Engenharia Térmicano desenvolvimento de uma sociedade, persuadir leitores a se engajarem na aprendizagem sobre o tema e encorajá-los a abordarem esses desafios como uma forma de beficiar a sociedade com o seus progressos científicos.

 

A missão de Thermal Engineering é a de documentar o progresso científico em áreas relacionadas à engenharia térmica (e.g., energia, petróleo, combustíveis renováveis). Nós estamos confiantes que continuaremos a receber submissões de artigos que contribuam para o progresso da ciência.


Keywords


editorial



DOI: http://dx.doi.org/10.5380/reterm.v19i2.78606