EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/reterm.v19i1.76421Keywords:
editorialAbstract
O editorial de Thermal Engineering deste número continua a discussão sobre as necessidades de pesquisa científica em áreas vitais em que a engenharia térmica tem participação destacada. O objetivo principal é o de motivar os leitores, dentro de suas especialidades, a identificar possíveis assuntos para sua pesquisa futura.
A ampla discussão das preocupações globais e sua relação com a energia levou Smalley (prêmio Nobel de Química de 1996) a propor uma lista priorizada dos dez principais problemas que a humanidade deve enfrentar no século XXI: 1. Energia; 2. Água; 3. Comida; 4. Meio Ambiente; 5. Pobreza; 6. Terrorismo e Guerra; 7. Doença; 8. Educação; 9. Democracia e 10. População. Smalley argumentou que, com a energia como item chave no topo da lista, é possível resolver todos os outros problemas, mas a energia de baixo custo é a única direção plausível a seguir. Portanto, a energia é o fator mais importante que afeta a prosperidade de qualquer sociedade.Nesse contexto, os projetos da engenharia moderna têm apresentado uma tendência crescente de se basear inteiramente em modelos matemáticos apropriados, que por sua vez permitem a otimização do sistema como um todo para máximo desempenho e mínimo consumo energético por exemplo. Esse esforço pode contribuir para levar a humanidade a evoluir para o equilíbrio sustentável entre o consumismo e a tecnologia disponível no tempo presente, em um processo auto-regulatório para a sobrevivência de todas as espécies. Esta discussão busca contextualizar e demonstrar a importância do assunto otimização termodinâmica para a sociedade moderna. Trata-se de uma área de pesquisa que na opinião deThermal Engineering poderia despertar o interesse dos leitorespor ter grande potencial para importantes avanços científicos.
A missão de Thermal Engineeringé a de documentar o progresso científico em áreas relacionadas à engenharia térmica (e.g., energia, petróleo, combustíveis renováveis). Nós estamos confiantes que continuaremos a receber submissões de artigos que contribuam para o progresso da ciência.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
